Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, iniciada nesta quinta-feira (1º), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destaca a importância da amamentação e ações para aumentar as taxas de aleitamento materno. Durante o mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, a Sesa promoverá eventos para conscientizar sobre o tema.
A Rede Estadual de Bancos de Leite Humano, gerida pela Sesa, possui 15 bancos de leite e 15 postos de coleta em todo o estado. Esses serviços coletam e processam o leite doado, que é distribuído para bebês prematuros e de baixo peso, além de oferecer orientação e apoio à amamentação. Em 2023, a rede coletou mais de 25 mil litros de leite humano, atendendo mais de 16 mil bebês.
O secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves, enfatizou que a doação de leite humano permite que bebês internados recebam os benefícios do leite materno, promovendo saúde e recuperação.
Para doar, as interessadas devem contatar o Banco de Leite Humano ou o posto de coleta mais próximo. Além disso, a Sesa apoia a certificação dos hospitais “Amigos da Criança”, que adotam cuidados humanizados durante o pré-parto, parto e pós-parto. Hospitais com essa certificação aumentam em 9% a chance de amamentação na primeira hora de vida. O Paraná conta atualmente com 21 hospitais certificados.
O Estado também possui a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e a Estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta, que visam formar profissionais para orientação sobre o aleitamento materno e estabelecer uma cultura de apoio à amamentação em empresas. O Paraná tem 21 salas de apoio à amamentação em empresas públicas e privadas, e planeja implantar mais 40 salas em prédios públicos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estimam que o aumento das taxas de amamentação exclusiva até os 6 meses de idade salva cerca de 6 milhões de vidas anualmente. A amamentação reduz o risco de diversas doenças para o bebê e traz benefícios para a saúde da mãe.
Durante agosto, a Sesa, em parceria com as Regionais de Saúde e os municípios, realizará palestras, capacitações e caminhadas sobre o aleitamento materno. No dia 20, haverá um evento na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba para discutir as vantagens da amamentação. Outras capacitações ocorrerão em diversas cidades ao longo do mês. A programação completa pode ser verificada junto às secretarias municipais de Saúde.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
Comments