top of page
  • CBN Ponta Grossa

Capacitação em PG enfatiza prevenção a engasgos em crianças

A 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa realizou, nesta semana, uma capacitação voltada para a prevenção de engasgos, com foco na amamentação e nos cuidados com bebês e crianças pequenas. Engasgos e broncoaspiração são ocorrências frequentes, especialmente entre crianças e bebês, sendo uma das principais causas de chamados de emergência na região.


Em caso de emergência, a orientação é aplicar a Manobra de Heimlich Foto: SESA-PR

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, os sinais de engasgo podem incluir tosse, agitação, dificuldade para respirar, mudança na cor dos lábios e gestos que indicam sufocamento. A aspiração de corpos estranhos, como alimentos ou pequenos objetos, é mais comum em crianças entre 1 e 3 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria.


No Paraná, o Samu atendeu a 1.571 ocorrências de engasgo neste ano, das quais 627 envolveram crianças de até 10 anos. O Sistema de Informação sobre Mortalidade também registrou 11 mortes de bebês por engasgo até agosto deste ano, e 17 em 2023.

Melina Lopes Lima, enfermeira da Seção de Atenção Primária à Saúde da 3ª Regional de Saúde, destacou a importância das orientações e capacitações para evitar esses incidentes. A Secretaria da Saúde disponibiliza em seu site um manual que ensina a Manobra de Heimlich, técnica recomendada para desobstrução das vias aéreas em casos de engasgo.


Os cuidados no ambiente doméstico incluem manter pequenos objetos fora do alcance das crianças e observar sinais de engasgo, como tosse, agitação e dificuldade para respirar. Em caso de emergência, a orientação é aplicar a Manobra de Heimlich e acionar o Samu pelo número 192.


Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari


*Texto escrito a partir de informações da Agência Estadual de Notícias

Comentários


bottom of page