Começou nesta terça-feira (25), em Ponta Grossa, a primeira etapa da Conferência Estadual do Esporte. O evento tem como objetivo reunir gestores esportivos e representantes da comunidade para debater e construir o Plano Decenal do Esporte Paranaense, que abrangerá o período de 2026 a 2035. As atividades tiveram início às 13h30 e seguem até o meio-dia de quinta-feira (27), no Auditório Central da Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A Conferência conta com a participação de representantes de 102 municípios das regionais de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e União da Vitória. A expectativa é que mais de 300 pessoas participem das discussões sobre a estruturação da política estadual do esporte.
Esta é a primeira de quatro etapas regionais, que percorrerão diferentes cidades do Paraná. O objetivo é ampliar o acesso ao esporte, incentivar a criação de programas esportivos e diversificar as práticas esportivas no Estado.
A programação inclui o Encontro Regionalizado de Gestores Esportivos, palestras e debates sobre formação esportiva, alto rendimento e esporte para toda a vida. Entre os temas centrais estão a Política Municipal do Esporte, o Conselho Municipal do Esporte e o Fundo Municipal do Esporte.
Durante o evento, os municípios participantes receberão a coletânea do programa “O Esporte Que Queremos”. O material, entregue pelo secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, é composto por 11 volumes e tem como finalidade capacitar gestores e oferecer diretrizes para o desenvolvimento do sistema esportivo municipal.
A programação segue com diversas atividades. No primeiro dia, houve o Encontro Regionalizado de Gestores Esportivos, das 13h30 às 18h. No segundo dia, está prevista a cerimônia oficial de abertura, palestras e debates em câmaras temáticas. O último dia será dedicado à votação de propostas, moções e ao relatório da etapa, com encerramento ao meio-dia.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
Comments