top of page
CBN Ponta Grossa

Confira os candidatos ao Senado pelo Paraná

Atualizado: 6 de ago. de 2022

CBN atualiza realização de convenções partidárias que definem candidatos ao Senado Federal pelo Paraná.

Foto: Agência Senado

Desde a quarta-feira (20), os partidos estão permitidos de realizar as convenções para definir os candidatos que vão concorrer às eleições deste ano. No Paraná, os partidos começaram a confirmar os nomes dos candidatos ao Senado Federal.


Veja quais são os pré-candidatos ao Senado que já foram oficializados pelos partidos:


César Silvestri Filho (PSDB)


Na semana passada, o empresário e ex-prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho (PSDB), desistiu da candidatura ao governo do Paraná. O até então pré-candidato ao Palácio Iguaçu, teve a candidatura ao Senado anunciada em convenção estadual do partido na última quarta-feira (20).


Silvestre Filho afirmou que deve permanecer neutro na disputa ao governo. O PSDB formou federação partidária com o Cidadania. César Silvestre Filho foi prefeito de Guarapuava entre os anos de 2013 e 2021. O candidato também foi deputado estadual em 2010.



Guto Silva (PP)


No último sábado (23), o Partido Progressistas (PP) oficializou a candidatura de Guto Silva ao Senado. A convenção aconteceu em Londrina. Silva é deputado estadual e está no segundo mandato. Entre 2019 e este ano foi secretário da Casa Civil do Paraná.


O candidato é formado em Administração e foi vereador de Pato Branco entre 2009 e 2012. O prazo para as convenções acaba no dia cinco de agosto. Até essa data, os partidos devem decidir sobre as coligações e os candidatos que vão disputar a eleição em outubro.


O registro de candidatura deve ser feito até 15 de agosto. Neste ano, os eleitores vão às urnas para escolher o presidente, governador, senador, e deputados federais e estaduais. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro de 2022 e o segundo turno no dia 30.



Orlando Pessuti (MDB)


O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou a candidatura de Orlando Pessuti ao Senado Federal pelo Paraná. A decisão aconteceu em convenção nessa segunda-feira (25), em Curitiba.


Pessuti foi vice-governador do estado entre 2003 e 2010. Foi governador de abril de 2010 a janeiro de 2011 depois que Roberto Requião renunciou ao cargo para se candidatar ao Senado.


Orlando Pessuti é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e foi deputado estadual por cinco mandatos entre 1983 e 2002. O candidato também foi secretário da Agricultura do Paraná e diretor-presidente do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).


Durante a convenção, o MDB decidiu não lançar candidatura própria ao Governo do Paraná e declarou apoio à candidatura do atual governador Ratinho Junior (PSD).Para presidente da República, o MDB do Paraná vai apoiar a candidatura própria do partido com a senadora Simone Tebet.


Aline Sleutjes (PROS)


A candidatura de Aline Sleutjes ao Senado Federal pelo Paraná foi confirmada no sábado (30) pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS). A convenção foi realizada em Curitiba.


Aline Sleutjes é deputada federal em primeiro mandato e atuou na Câmara como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural entre 2021 e 2022. Também foi vice-líder do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) entre 2019 e 2020.


A candidata é natural de Castro, nos Campos Gerais, e foi vereadora do município em 2005 e 2013. Aline Sleutjes é formada em Educação Física e tem pós-graduação em Gestão Escolar.


Desiree Salgado (PDT)


O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou, no sábado (30), a candidatura de Desiree Salgado ao Senado pelo Paraná. A convenção foi realizada em Curitiba.


Desiree é mestre e doutora em Direto pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem pesquisas sobre política publicadas na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e na UFPR.


A candidata se filiou ao partido em 2021 e concorre pela primeira vez ao Senado.


Laerson Matias (PSOL)


O nome de Laerson Matias (PSOL) foi oficializado como candidato ao Senado Federal no sábado (30) pela federação do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede. A convenção foi realizada em Curitiba.


Matias foi candidato a deputado estadual em 2006 e a vereador de Cascavel em 2016.


Roberto França (PCO)


No domingo (31), o Partido da Causa Operária (PCO) confirmou a candidatura de Roberto França ao Senado pelo Paraná. A convenção foi realizada em Curitiba.


França é professor de geografia, especializado em geopolítica e economia política. Atuou no ensino médio atua no ensino superior há 16 anos.


O candidato é formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).


Sergio Moro (União Brasil)


O União Brasil oficializou na terça-feira (02) a candidatura de Sergio Moro ao Senado pelo Paraná. O evento foi realizado em Curitiba.


Moro é formado em direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM), fez aperfeiçoamento na escola de direito da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Em 2000, concluiu o mestrado em Direito do Estado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em 2002 o doutorado na área de direito constitucional.


O candidato foi juiz da 13ª vara Federal de Curitiba, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro e atuou nos processos da Operação Lava Jato em primeira instância.


Sergio Moro se afastou do cargo de juiz federal em novembro de 2018 para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, pasta que permaneceu até 2020. O União Brasil também definiu como primeiro suplente o nome de Luís Felipe Cunha, e segundo suplente, Ricardo Augusto Barros.


Paulo Eduardo Martins (PL)


O nome de Paulo Eduardo Martins foi confirmado como candidato ao Senado pelo Paraná em convenção do Partido Liberal (PL) na quarta-feira (03). O evento aconteceu em Curitiba.


Paulo Martins é deputado federal, eleito em 2018. Foi suplente na legislatura anterior e assumiu uma vaga na Câmara Federal em 2016. O candidato também é jornalista. O PL é o partido do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição.


A convenção do partido teve a presença do governador e candidato a reeleição Ratinho Junior (PSD), que declarou apoio a Paulo Martins.


Rosane Ferreira (PV)


A federação formada entre o PV, o PT e o PC do B oficializou o nome de Rosane Ferreira como candidata ao Senado pelo Paraná. A convenção do Partido Verde aconteceu na quarta-feira (03).


Rosane foi eleita vereadora de Araucária em 2020 e renunciou no ano passado. Foi deputada estadual entre 2007 e 2010 e deputada federal entre 2011 e 2014.


Carlos Saboia (PMN)


O Partido da Mobilização Nacional (PMN) confirmou a candidatura de Carlos Saboia ao cargo de senador pelo Paraná. A decisão aconteceu em reunião extraordinária do partido na quinta-feira (04).


Saboia é médico ortopedista e foi vereador de Maringá entre 2009 e 2012. Em 2006 foi candidato a deputado federal. Também se candidatou a vereador em 2012 e 2016, mas não foi eleito.


Alvaro Dias (Podemos)


O Podemos oficializou nesta sexta-feira (5) a candidatura de Alvaro Dias ao Senado pelo Paraná. A confirmação foi anunciada em convenção realizada em Curitiba, no último dia do prazo previsto pela Lei Eleitoral.


Dias é licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente cumpre mandato como senador e em 2018 foi candidato à presidência da república.


O senador já cumpriu mandato como vereador, deputado estadual, deputado federal e foi eleito governador do Paraná em 1986. Dias tenta ser reeleito pelo quinto mandato como senador.



Comments


bottom of page