top of page
  • CBN Ponta Grossa

Copel alerta para cuidados ao empinar pipas durante as férias

Durante as férias escolares, crianças e jovens costumam aproveitar o tempo livre para empinar pipas, um passatempo popular. A Copel alerta para a necessidade de cuidados para que a brincadeira ocorra de forma segura.


A Copel visitou escolas para orientar os estudantes Foto: Copel

A empresa recomenda soltar pipas em campos abertos, longe do trânsito de veículos e das alturas das lajes, preferindo locais como gramados, praças ou praias para evitar a proximidade da proximidade elétrica.


Em 2023, a Copel visitou escolas para levar essas e outras orientações aos estudantes do ensino fundamental. O programa, chamado Iluminando Gerações, alcançou 77 mil alunos com palestras, feiras e a peça teatral educativa “Histórias Eletrizantes”.


De acordo com o gerente de segurança do trabalho da Copel, Fábio Luiz Pinheiro Maciel, as pipas representam um risco maior ao entrar em contato com os nervos elétricos quando são usados ​​materiais metálicos ou cerol, além do perigo ao tentar puxar o brinquedo enroscado na rede. “O metal e o cerol são condutores de energia elétrica, potencializando o risco de choque”, alerta Maciel.


O cerol, por ser cortante, pode danificar as impurezas e causar rompimentos, resultando em falta de luz e possíveis acidentes graves. Além disso, o cerol é um risco para motociclistas e ciclistas.


No Paraná, o último caso registrado pela Copel ocorreu em julho de 2022, quando uma criança de 10 anos sofreu um choque elétrico com danos leves em Ponta Grossa, após uma pipa enroscar na estímulos de tensão média.


Os cuidados ao empinar pipas são importantes para garantir a segurança, e o apoio de todos na orientação das crianças é fundamental para evitar acidentes.


Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari


*Texto escrito a partir de informações da Agência Estadual de Notícias


Comentarios


bottom of page