O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) homologou o resultado da licitação para a restauração da PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira, na região dos Campos Gerais. O projeto será realizado pelo Consórcio Palmeira, formado pelas empresas Castilho Engenharia e Dalba Engenharia, com investimento de R$ 257,2 milhões.
Após a assinatura do contrato, será emitida a Ordem de Serviço, que definirá o início das obras. O prazo de conclusão é de 900 dias corridos. A intervenção abrange 32,71 quilômetros, entre o trevo da PR-438 em Ponta Grossa e o entroncamento com a BR-277 no perímetro urbano de Palmeira.
As obras incluem a técnica de whitetopping, que reforça o pavimento asfáltico existente com uma nova camada de concreto. Também serão construídas terceiras faixas em 15,2 quilômetros e novas vias marginais na Colônia do Lago.
Entre as melhorias, está o alargamento da ponte sobre o Rio Forquilha para a criação de uma ciclovia e passeio para pedestres, além da construção de um novo viaduto em Palmeira, no entroncamento da PR-151 com as ruas XV de Novembro, Manoel Ribas, Daniel Mansani e a Avenida Nacim Bacila.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
Comentários