top of page
  • CBN Ponta Grossa

Dezoito municípios do Paraná registram dia mais frio do ano

Dezoito municípios do Paraná registraram nesta segunda-feira, dia 26, as menores temperaturas de 2024, conforme informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável. Quatro dessas cidades também alcançaram a menor temperatura para um mês de agosto.


A temperatura mínima em Ponta Grossa foi 3°C Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Em General Carneiro, no Sul, a mínima foi de -5ºC, a mais baixa do Estado. Em Curitiba, os termômetros marcaram 2,4ºC.


As cidades que bateram o recorde de dia mais frio do ano incluem Guaraqueçaba (3,1ºC), Antonina (5,0ºC), Guaratuba (6,3ºC), e Paranaguá (7,9ºC), no Litoral; Guarapuava (-2,3ºC), na região Central; Londrina (4,2ºC) e Cornélio Procópio (4,1ºC), no Norte; Cascavel (0,5ºC), Santa Helena (1,1ºC), Toledo (-0,3ºC), e Guaíra (1,9ºC), no Oeste; Pinhão (-2,7ºC) e Laranjeiras do Sul (0,9ºC), no Centro-Sul; Telêmaco Borba (-0,6ºC) e Jaguariaíva (0,1ºC), nos Campos Gerais; Campo Mourão (0,9ºC), no Centro-Oeste; Santo Antônio da Platina (3,8ºC), no Norte Pioneiro; e Pato Branco (-0,8ºC), no Sudoeste.


Guaratuba, Telêmaco Borba, Paranaguá e Santo Antônio da Platina registraram as menores temperaturas para agosto desde o início do monitoramento do Simepar.

William Romão, meteorologista do Simepar, explicou que essas temperaturas são resultado de um sistema de alta pressão anticiclônico sobre o Estado, que provocou quedas acentuadas nas temperaturas. A previsão é que a partir de quarta-feira, dia 28, esse sistema se desloque para o oceano, o que deve permitir uma elevação gradual das temperaturas no Paraná.


O Simepar oferece previsões de geadas por categorias de intensidade com até 72 horas de antecedência, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). O serviço está disponível nos canais do IDR Clima e pelo telefone WhatsApp (43) 3391-4500.


Segundo o IDR-Paraná, em caso de geada, é recomendável proteger as lavouras suscetíveis e adotar medidas de aquecimento em granjas de aves e suínos.


Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari


*Texto escrito a partir de informações da Agência Estadual de Notícias

留言


bottom of page