top of page
  • CBN Ponta Grossa

Estado repassa verba para mulheres em situação de vulnerabilidade

O Governo do Paraná anunciou nesta quinta-feira (4) um repasse de cerca de R$ 300 mil do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher para ações de capacitação, pesquisa e promoção de temas relacionados à igualdade de gênero e ao empreendedorismo feminino em 23 municípios. A iniciativa foi lançada em Guarapuava, através da Ceef, Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, desenvolvida pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste).


23 municípios foram contemplados pelo repasse Foto: Semipi-Pr

O projeto envolve a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e visa oferecer cursos gratuitos de capacitação multiprofissional para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O desenvolvimento das ações ocorrerá entre 2024 e 2025, com expectativa de atender aproximadamente 10 mil mulheres.


A secretária Leandre Dal Ponte destacou a importância de unir políticas públicas com universidades para fortalecer as ações e contribuir para a criação de políticas de Estado.

As ações serão implementadas de forma inter e multidisciplinar, com foco no papel estratégico da educação e da política pública para o desenvolvimento da sociedade. O objetivo é oferecer às mulheres em risco a oportunidade de protagonismo econômico por meio do empreendedorismo, reduzindo desigualdades e promovendo o desenvolvimento econômico e social, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 


A professora Loide Salache, coordenadora-geral da Ceef, afirmou que o projeto foca no empoderamento feminino, resgate da autoestima e visão empreendedora, possibilitando que as mulheres mudem suas histórias de vida.


O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, comentou que a Pasta é parceira na execução de um conjunto de ações e projetos voltados à defesa dos direitos e proteção da mulher.


A lista com os 23 municípios contemplados pelo repasse está disponível no site da Agência Estadual de Notícias.


Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari


*Texto escrito a partir de informações da Agência Estadual de Notícias

Comments


bottom of page