As equipes pedem principalmente sangue dos tipos O negativo e positivo.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está com estoques de sangue baixos em Ponta Grossa. As equipes pedem principalmente sangue dos tipos O negativo e positivo.
Conforme o Hemepar, a situação está crítica em todo o Paraná. As bolsas de sangue coletadas em Ponta Grossa não são suficientes para suprir a demanda do município. A queda dos estoques é registrada desde o início da pandemia da Covid-19, mas piorou nos últimos dias.
Ao mesmo tempo, a demanda cresceu com a retomada de cirurgias eletivas e o aumento dos atendimentos de traumas nos hospitais.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal. Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado e apresentar documento oficial com foto.
A doação é feita mediante agendamento pela internet e pelo telefone 3223-1616, também pelo whatsapp. O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para hospitais públicos, privados e filantrópicos.
O Hemepar de Ponta Grossa fica na rua Augusto Ribas, 131, ao lado do Hospital Municipal.
Comments