top of page
CBN Ponta Grossa

Indústria sem chaminé: como pequenos negócios fazem de Ponta Grossa um destino turístico inteligente

Reportagem especial aborda turismo de experiência e inovação para fomentar aumento de visitantes aos Campos Gerais.

Foto: Agência Estadual de Notícias

É com inovação, olhar transformador e busca por melhores experiências que todo o setor turístico dos Campos Gerais do Paraná vem pensando em atrair turistas de todo o Brasil. A região rica em paisagens naturais se destaca cada vez mais no chamado turismo de experiência.


E com esse olhar, Ponta Grossa ficou entre os três municípios brasileiros mais bem pontuados na Estratégia Nacional Destinos Turísticos Inteligentes Brasil, do Ministério do Turismo. O setor entende que a experiência do turista pode estimular os negócios na criação de produtos inovadores.


A ideia é aliar a visitação aos pontos turísticos com imersões históricas e culturais para eternizar o momento. Esse estímulo para a criação de produtos turísticos de experiência é feito pelo Sebrae para fazer com que os turistas permaneçam por mais dias na região. A Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência Ponta Grossa e Campos Gerais tem representantes e empresários de 11 municípios.


O objetivo é sensibilizar os empreendedores sobre o que é experiência do turismo, na prática, e estimular o desenvolvimento de produtos inovadores. A ação é um dos focos do Destino Turístico Inteligente (DTI), que tem como premissas o turismo inovador, tecnológico, sustentável e acessível.


A vitrine dos Campos Gerais que fomenta o crescimentos dos pequenos negócios


Considerado a vitrine dos Campos Gerais, o Parque Estadual de Vila Velha é uma das 11 empresas com projeto no catálogo de experiências do Sebrae do ano passado. O local promove uma experiência aos turistas de passeio pelos Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada, além da possibilidade de contemplação.


O turismo inteligente também permite o desenvolvimento econômico e a promoção de qualidade de vida local. Os visitantes dispostos a esse tipo de experiência ficam mais tempo na cidade, o que fomenta todo tipo de negócio, como restaurantes e hotelaria.


O Parque Vila Velha é considerado uma vitrine para Ponta Grossa porque faz com que os turistas interessados nos arenitos e furnas também visitem outras particularidades da região.


Micro e pequenas empresas são maioria no turismo dos Campos Gerais


De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, as micro e pequenas empresas são maioria no setor turístico de Ponta Grossa. Elas são responsáveis pela geração de renda e contratação de mão de obra local e auxiliam na recepção do visitante, alimentação, condução, hospedagem, acompanhamento e produção de souvenires.


Com o fomento ao turismo de experiência e a valorização das pequenas empresas, a tendência é de que a região dos Campos Gerais também seja considerada um dos destaques da indústria sem chaminés.


Ouça a reportagem:


Comments


bottom of page