De acordo com a Polícia Militar, cerca de 20 pessoas teriam invadido o local durante e madrugada e se recusaram a sair.
Integrantes do movimento social Frente Nacional de Luta (FNL) invadiram um terreno no bairro Neves em Ponta Grossa no último sábado (22). De acordo com a Polícia Militar, cerca de 20 pessoas teriam invadido o local durante e madrugada e se recusaram a sair.
O movimento diz que 40 famílias reivindicavam o terreno para destinar ao plantio de uma horta comunitária. Conforme a PM, o proprietário da chácara teria acionado as equipes que foram ao local e atestaram que o grupo havia feito uma cerca e uma porteira improvisadas com com madeiras, além de expor algumas bandeiras.
Os representantes do movimento alegaram que as terras seriam improdutivas e estariam em condições de abandono. A Polícia Militar afirmou que o grupo não apresentou documento para comprovar as alegações.
Os integrantes do movimento se recusaram a deixar o local e os representantes foram conduzidos pela Polícia Militar para lavratura de Termo Circunstanciado de Infração Penal. Os demais abordados foram identificados, advertidos e liberados no local.
O movimento social Frente Nacional de Luta (FNL) é o mesmo que ocupa um terreno da prefeitura no Parque das Andorinhas, no bairro Neves, desde dezembro de 2021. Por meio de nota, o grupo afirmou que a área invadida no fim de semana é uma faixa de linha férrea abandonada que pertence à União.
O movimento classificou a ação da Polícia como abuso de autoridade e alegou que os policiais utilizaram da força contra mulheres e idosos. O grupo afirma que vai protocolar um requerimento para viabilizar uma horta no terreno.
Comments