O Município implementou iniciativas com os moradores nos bairros, além de investir em tecnologia, novas armas, viaturas, entre outros
'Integração' essa é a palavra que pode descrever a atuação da Prefeitura de Ponta Grossa na área da segurança pública em 2023, ano em que o Município implementou iniciativas que proporcionaram o diálogo próximo com os moradores nos bairros, fortaleceu a atuação em conjunto com as forças integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), além de investir em tecnologia, novas armas, viaturas, entre outros.
“O fortalecimento da segurança pública é um compromisso que assumimos com a população, que tem sido essencial neste processo. É através dessa parceria com a comunidade e com as forças de segurança que temos avançado na consolidação de ações inovadoras e integradas. O foco não está só no combate, mas também na prevenção dos delitos. Fico muito feliz em poder ver hoje a nossa Guarda Civil Municipal bem equipada, com armas modernas, viaturas novas e utilizando de tecnologias inovadoras destinadas à proteção da nossa população. Tenho certeza que teremos resultados ainda mais positivos em 2024”, avalia a prefeita Elizabeth Schmidt.
Entre as estratégias articuladas pela Prefeitura, a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, destaca a implantação do Programa Vizinhança Segura e do Grupamento de Patrulha Escolar, bem como os trabalhos voltados ao cercamento digital do Município através de câmeras de monitoramento.
“Hoje nós já contamos com o Programa Vizinhança Segura no Jardim Amália, na região Central e no Costa Rica. Iremos expandir a iniciativa para outros locais no decorrer de 2024. Esse trabalho, aliado às nossas atividades do Grupamento de Ronda Escolar Municipal (GRCEM), permite uma atuação mais próxima da população, contribuindo para a proteção mais eficiente dos patrimônios e, principalmente, das famílias”, comenta.
Em relação à tecnologia, a secretária salienta a importância do início das atividades da plataforma Metropolys no Município, projeto pioneiro dedicado à gestão integrada de dados da segurança pública e de tráfego da cidade. Ele foi desenvolvido em parceria com a startup Metropolys, empresa incubada no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
“Com essa ferramenta, ampliamos a capacidade de monitoramento da nossa cidade, que hoje conta com câmeras com tecnologia de leitura de placas instaladas e possibilitam o acompanhamento de diversas situações em tempo real. Outro ponto importante é a possibilidade de cessão de links de câmeras particulares e a utilização de drones em ações de patrulhamento, medidas que irão tornar ainda mais eficiente o processo de cercamento digital da nossa cidade”, completa Tânia.
Investimentos
Somente em 2023, a Prefeitura de Ponta Grossa investiu mais de R$ 6 milhões em equipamentos destinados às equipes da Guarda Civil Municipal e da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária. Os valores incluem a aquisição de pistolas, fuzis, coletes balísticos, além dos investimentos em viaturas, câmeras de monitoramento, entre outros.
Mulher Mais Segura
Outra iniciativa implantada em 2023 pela Prefeitura é o Programa Mulher Mais Segura PG, estratégia que busca promover o enfrentamento da violência contra a mulher de forma multidisciplinar. A ideia consiste no acompanhamento das mulheres que possuem medidas protetivas com a disponibilização de aplicativos de botão do pânico, além de incluir ações como a capacitação de estabelecimentos sobre violência contra a mulher e a disponibilização do chamado “Drink de emergência”. Há também a disponibilização de uma sala de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica na delegacia da 13ª SDP, entre outras medidas.
Atualmente, mais de 450 mulheres estão integradas ao Programa.
Escola Mais Segura
O programa Escola Mais Segura tem como objetivo aproximar a GCM da comunidade escolar, além de promover a realização de levantamentos de possíveis pontos vulneráveis nos locais e o encaminhamento de relatórios para que sejam tomadas as ações necessárias.
Ainda dentro do Programa, a Prefeitura disponibiliza para todas as diretoras um aplicativo de segurança que permite o acesso da Central de Monitoramento do Município às câmeras internas de cada escola, e ainda conta com um “botão do Pânico” que pode ser utilizado caso ocorra alguma ocorrência de segurança no local.
Somente em 2023 foram realizadas mais de 650 visitas em Escolas, CMEIs e outros estabelecimentos através da atuação do Grupamento de Ronda Escolar Municipal.
Comércio Mais Seguro
Braço do Programa Vizinhança Segura, o Comércio Mais Seguro prevê o reforço de ações de patrulhamento e de atividades dedicadas à prevenção de delitos e ampliação da segurança nos comércios da cidade.
Nos últimos dias foi iniciada a distribuição de materiais informativos com dicas de segurança aos comerciantes. Outro ponto importante foi a utilização de drones nas ações de segurança na região central, estratégias que também serão implementadas em ações direcionadas aos bairros da cidade.
Das Assessorias
Fotos: Divulgação
Comments