A ideia inicial do prefeito Pedro Wosgrau Filho, então em sua primeira gestão à frente da prefeitura de Ponta Grossa (1989-92) para a realização da 1ª Münchenfest era a de promover a “Festa da Cerveja Original”, produzida pela Antárctica em escala limitada e artesanalmente, o que a tornava disputada e famosa no Brasil e no exterior, principalmente entre os colecionadores. Na impossibilidade de atender a demanda, optou-se pelo München - Chope Escuro, também fabricado em Ponta Grossa, mas em maior escala. Deste modo, em 1990 foi realizada a 1ª Münchenfest, em local improvisado, no antigo pátio de manobras da Rede Ferroviária Federal, promovida pela Prefeitura Municipal.
Mais de 150 000 pessoas participaram da 1ª edição da Festa, cuja programação inclui, até hoje, bailes públicos com músicas típicas alemãs e populares, shows artísticos e fartura gastronômica, onde constam pratos típicos regionais de diversas etnias. Só para se ter uma ideia, nos dez dias da 1ª Münchenfest, realizada de 30 de novembro a 9 de dezembro de 1.990, foram consumidos 127.559 litros de chope escuro. Com atrações variadas, além das bandas alemãs Verde Vale, Turek, Alibert Und Seine Musikikapeele, Bavarium Band e Götz Buam (Alemanha), animando os bailes no pavilhão central, no palco externo artistas de renome apresentavam-se ao público presente. A 1º edição contou com shows de Alceu Valença, Grupo Polegar, Ira, Luiz Airão, João Mineiro e Marciano, Oiga Tchê, Rosana, Kiko Zambianki e Banda Metrópole. A partir da 2a edição, a festa foi transferida para o Centro de Eventos “Cidade de Ponta Grossa”, construído especialmente para abrigar a festa e eventos de grande porte.
A Festa ganhou então sua estrutura própria, espaço amplo e comodidade, conquistando o conceito de organização. Entre os artistas que passaram pelo seu palco estão Kid Abelha, Fábio Júnior, Ivan Lins, Chrystian e Ralf, Jimmy Cliff, Beth Carvalho, Fagner, Elba Ramalho, Capital Inicial, Fafá de Belém, Djavan, Barão Vermelho, Biquíni Cavadão, Chitãozinho e Xororó, Ultraje a Rigor, Jorge Ben Jor, Luiz Caldas e Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, Baby Consuelo, Raça Negra, Pepeu Gomes, Zezé Di Camargo e Luciano, Daniela Mercury, Titãs, Olodum, Marina, Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, Leandro e Leonardo, Sandy e Júnior, Milton Nascimento, Carlinhos Brown, Cidade Negra, João Paulo e Daniel, Martinho da Vila, Cidade Negra, Jota Quest, Rita Lee, Fernanda Abreu, Raimundos, O Rappa, Rio Negro e Solimões.
Σχόλια