Relatório levantou o perfil dessa população que vive em situação de rua no município.
Um mapeamento da Guarda Municipal contabilizou cerca de 60 usuários de drogas no centro de Ponta Grossa. O relatório levantou o perfil dessa população que vive em situação de rua no município.
O tráfico de drogas na Praça Barão de Guaraúna, a “Praça dos Polacos”, tem preocupado a população. Os usuários abordam as pessoas muitas vezes com agressividade. Além disso, furtos também foram registrados no local.
Uma reportagem publicada pela CBN mostrou um vídeo de furto dentro do Santuário Sagrado Coração de Jesus. Conforme a Secretaria, em um ano e meio 25 pessoas foram presas por tráfico de drogas nessa Praça e outras 49 na Praça Barão do Rio Branco, também no centro da cidade.
O aumento da insegurança afastou a população desses locais. O relatório com o mapeamento de usuários de drogas em Ponta Grossa foi enviado ao Ministério Público. Segundo a Fundação Municipal de Assistência Social, existe tratamento para os usuários de drogas, mas o município não pode obrigar ninguém a se tratar.
A Fundação destaca que a cidade tem equipamentos públicos para atender a população de rua, que servem comida, banho e abrigo. A orientação é para que as pessoas não deem dinheiro para pessoas em situação de rua.
Conforme a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, o combate ao tráfico de drogas deve ser feito de maneira conjunta entre as forças de segurança e as equipes de Assistência Social.
Ouça:
Comments