Museu funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
A Mansão Villa Hilda pode ser visitada por toda a população a partir desta quarta-feira (13), em Ponta Grossa. O prédio tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná passou a abrigar o Museu Municipal Aristides Spósito, com acervo do antigo Museu Época.
O novo espaço foi inaugurado na tarde dessa terça-feira (12) em evento que fez parte das comemorações do bicentenário de Ponta Grossa. No último ano, a Mansão passou por revitalização com pintura externa e iluminação.
A Mansão Vila Hilda foi construída em 1926 por Alberto Thielen, industrial e comerciante da cidade, proprietário da Cervejaria Adriática.
Parte do acervo do novo novo Museu foi doada pela família de Aristides Spósito, que foi o responsável pela criação do Museu Época. Ele manteve o local até 2016 sozinho e recebia doações de peças históricas da cidade e de outras regiões. Em diversas entrevistas, Spósito externava a preocupação com o destino do acervo após sua morte.
Aristides morreu em 2019. Os materiais foram doados pela família ao poder público depois de procedimentos jurídicos. O Museu na Villa Hilda agora se chama Museu Municipal Aristides Spósito.
As peças estão expostas em vários espaços da Mansão de 600 metros quadrados. O Museu Municipal faz parte de um complexo cultural amplo, no espaço onde estão a Escolinha do Patrimônio e a Casa da Memória. Além da visitação, também deve servir como espaço de pesquisa e conhecimento.
O Museu funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h. Visitas em grupos de menos de 10 pessoas não precisam de agendamento prévio. Grupos maiores devem fazer agendamento pelo site cultura.pontagrossa.pr.gov.br
Comments