top of page
CBN Ponta Grossa

Médico fala sobre riscos do câncer de pâncreas

Diagnóstico tardio aliado ao comportamento biológico agressivo do câncer de pâncreas, contribui para a alta letalidade dessa doença.

O mês de setembro é dedicado para a conscientização do combate ao câncer de pâncreas, considerado um dos tumores sólidos mais agressivos e tem diagnóstico tardio.


O câncer de pâncreas é uma doença que apresenta uma série de fatores de risco. Entre eles, a idade avançada e o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas ganham destaque.


De acordo com o cirurgião oncológico do Instituto de Oncologia do Paraná, Cristiano Ontivero, a população deve estar atenta aos fatores de risco. (Ouça na reportagem).


O desenvolvimento da pancreatite crônica, decorrente do consumo excessivo de álcool, também é associado a um risco aumentado de câncer de pâncreas. Outro fator preocupante é o excesso de peso e a obesidade, que podem aumentar a suscetibilidade à doença.


A relação entre o câncer de pâncreas e o diabetes também é mencionada pelo especialista. Ele explica que o diabetes, especialmente em longo prazo, pode aumentar o risco de desenvolvimento desse tipo de câncer.


Além dos fatores de risco ligados aos hábitos de vida, existem condições hereditárias que também podem influenciar, como o câncer de pâncreas hereditário. Assim como a fibrose cística, outra doença relacionada como um fator de risco em longo prazo.


O câncer de pâncreas é conhecido por seu diagnóstico tardio devido à falta de sintomas claros nas fases iniciais e, por isso mesmo, o diagnóstico precoce muitas vezes não é realizado.


Diferentemente de outras neoplasias, o câncer de pâncreas não possui um programa de rastreamento estabelecido, uma vez que seus sintomas demoram a se manifestar. Geralmente, a detecção é realizada por acaso, quando exames de imagem são feitos por outras razões e acabam revelando a presença do tumor.


O diagnóstico tardio, aliado ao comportamento biológico agressivo do câncer de pâncreas, contribui para a alta letalidade dessa doença. Entre os principais sinais estão perda de peso inexplicável, desconforto abdominal que evolui para dor e em alguns casos, até o desenvolvimento ou agravamento do diabetes.


Ouça a reportagem:




留言


bottom of page