top of page
CBN Ponta Grossa

Nova exposição do Museu Campos Gerais revela memórias de Ponta Grossa com acervos inéditos

Atualizado: 28 de mar. de 2022

A exposição “Memórias Entrelaçadas” abre o calendário de 2022 do Museu Campos Gerais e vai ficar em cartaz por quatro meses.

Foto: Museu Campos Gerais

Festival Nacional do Teatro, München Fest, Jockey Clube, a publicidade e fotografias de eventos em Ponta Grossa estarão misturados na nova exposição do Museu Campos Gerais. A ideia é que objetos históricos da cidade estejam entrelaçados no salão principal do Museu.


São documentos históricos que remetem a experiências marcantes do século XX no terreno da imprensa, do teatro, da fotografia, dos eventos culturais e da própria Universidade Estadual de Ponta Grossa.


O evento de lançamento está previsto para a próxima segunda-feira (28), às 19h, com entrada gratuita. A exposição “Memórias Entrelaçadas” abre o calendário de 2022 do Museu Campos Gerais e vai ficar em cartaz por quatro meses.


A exposição é composta por seis acervos que estão ligados com a história de Ponta Grossa. Eles ajudam a documentar transformações do campo cultural local e regional. Estarão disponíveis as coleções do produtor cultural e publicitário Fernando Durante, documentos e peças da empresa Foto Carlos, em atividade há mais de 70 anos e fotografias e negativos de vidro que pertenceram a Domingos Silva, um dois principais fotógrafos de Ponta Grossa.


Os acervos inéditos chegaram ao Museu ou foram pesquisados durante a pandemia. A curadoria da exposição é assinada pelos professores do Departamento de Artes da UEPG, Márcio Campos e Arthur Amador. Eles coordenaram a expografia e as equipes de montagem da mostra.


Ao entrar no salão, o visitante vai visualizar cartazes do Festival Nacional de Teatro, o Fenata. O acervo será exibido em comemoração aos 50 anos do evento. A documentação foi cedida pela Divisão de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG e agora passa a estar centralizada no Museu.


Além dos cartazes, estarão disponíveis parte do acervo do primeiro reitor da Universidade, Alvaro Augusto Cunha Rocha, um dos principais incentivadores da criação do Festival.


A exposição “Memórias Entrelaçadas” será inaugurada na próxima segunda-feira (28) às 19h. Após a noite de lançamento, a mostra fica aberta ao público de terça a sábado, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita.


Ouça:



Comments


bottom of page