top of page

Obras no Aeroporto Sant’Ana devem começar em março deste ano

  • Foto do escritor: CBN Ponta Grossa
    CBN Ponta Grossa
  • 7 de jan.
  • 2 min de leitura

O Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, divulgou o cronograma de obras para o Aeroporto Comandante Antonio Amilton Beraldo, conhecido como Aeroporto Sant’Ana, em Ponta Grossa. O investimento de R$ 35 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil, prevê melhorias na infraestrutura do aeroporto localizado no bairro Cará-Cará, às margens da PR-151.


Atualmente, o Aeroporto Sant’Ana conta apenas com um voo diário Foto: Divulgação
Atualmente, o Aeroporto Sant’Ana conta apenas com um voo diário Foto: Divulgação

Os trabalhos de terraplanagem, pavimentação e drenagem devem começar em março deste ano. Em agosto, terão início a implementação de auxílios à navegação aérea, estruturas metálicas e serviços como vedação, revestimentos e pinturas. Os serviços de acabamento, como paisagismo e instalação de mobiliário, estão previstos para 2026. A conclusão das obras está programada para o final de dezembro de 2026, salvo a necessidade de um novo aditivo.


De acordo com a secretária municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege, o cronograma das obras foi elaborado no final de 2024 e aprovado pela Secretaria de Aviação Civil e pela prefeita Elizabeth Schmidt. Atualmente, o município avança para a terceira fase da documentação exigida, com a expectativa de início das obras em março.


Faynara afirmou que o aeroporto é estratégico para o desenvolvimento econômico, destacando o potencial para impulsionar o turismo, fortalecer o comércio e atrair indústrias que dependem de transporte ágil. A secretária também ressaltou a intenção de modernizar a gestão do aeroporto com vistas à privatização.


A presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, Giorgia Bin Bochenek, lembrou que a melhoria da infraestrutura do aeroporto é uma bandeira histórica da entidade. Segundo Giorgia, a expectativa é de que, com o Estudo de Viabilidade Técnica e a ampliação da pista, seja possível atrair novas companhias aéreas, aumentar o número de voos e expandir os destinos.


Desde 2022, as obras de ampliação da pista aguardavam início, mas foram suspensas por uma liminar apresentada por uma das empresas que disputaram o processo licitatório. Após a cassação da liminar pelo Tribunal de Justiça do Paraná, a Prefeitura busca acelerar os trâmites para viabilizar as melhorias.


Atualmente, o Aeroporto Sant’Ana conta apenas com um voo diário, operado pela Azul Linhas Aéreas, que liga Ponta Grossa a Campinas. Com a conclusão das obras, espera-se ampliar a capacidade do aeroporto para receber aviões maiores e oferecer novos voos.


Sobre a possibilidade de federalização do aeroporto, o deputado federal Aliel Machado afirmou que o processo é complexo e que a Prefeitura tem receios em relação à perda de recursos destinados às obras. Aliel se colocou à disposição para auxiliar nas demandas do aeroporto junto ao Governo Federal.

Comments


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page