O Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, divulgou o cronograma de obras para o Aeroporto Comandante Antonio Amilton Beraldo, conhecido como Aeroporto Sant’Ana, em Ponta Grossa. O investimento de R$ 35 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil, prevê melhorias na infraestrutura do aeroporto localizado no bairro Cará-Cará, às margens da PR-151.
Os trabalhos de terraplanagem, pavimentação e drenagem devem começar em março deste ano. Em agosto, terão início a implementação de auxílios à navegação aérea, estruturas metálicas e serviços como vedação, revestimentos e pinturas. Os serviços de acabamento, como paisagismo e instalação de mobiliário, estão previstos para 2026. A conclusão das obras está programada para o final de dezembro de 2026, salvo a necessidade de um novo aditivo.
De acordo com a secretária municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege, o cronograma das obras foi elaborado no final de 2024 e aprovado pela Secretaria de Aviação Civil e pela prefeita Elizabeth Schmidt. Atualmente, o município avança para a terceira fase da documentação exigida, com a expectativa de início das obras em março.
Faynara afirmou que o aeroporto é estratégico para o desenvolvimento econômico, destacando o potencial para impulsionar o turismo, fortalecer o comércio e atrair indústrias que dependem de transporte ágil. A secretária também ressaltou a intenção de modernizar a gestão do aeroporto com vistas à privatização.
A presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, Giorgia Bin Bochenek, lembrou que a melhoria da infraestrutura do aeroporto é uma bandeira histórica da entidade. Segundo Giorgia, a expectativa é de que, com o Estudo de Viabilidade Técnica e a ampliação da pista, seja possível atrair novas companhias aéreas, aumentar o número de voos e expandir os destinos.
Desde 2022, as obras de ampliação da pista aguardavam início, mas foram suspensas por uma liminar apresentada por uma das empresas que disputaram o processo licitatório. Após a cassação da liminar pelo Tribunal de Justiça do Paraná, a Prefeitura busca acelerar os trâmites para viabilizar as melhorias.
Atualmente, o Aeroporto Sant’Ana conta apenas com um voo diário, operado pela Azul Linhas Aéreas, que liga Ponta Grossa a Campinas. Com a conclusão das obras, espera-se ampliar a capacidade do aeroporto para receber aviões maiores e oferecer novos voos.
Sobre a possibilidade de federalização do aeroporto, o deputado federal Aliel Machado afirmou que o processo é complexo e que a Prefeitura tem receios em relação à perda de recursos destinados às obras. Aliel se colocou à disposição para auxiliar nas demandas do aeroporto junto ao Governo Federal.
Comments