top of page
CBN Ponta Grossa

Operação Rondon Paraná 2024 realiza 536 ações em dez dias

A Operação Rondon Paraná 2024, em dez dias, realizou 536 ações de extensão, beneficiando mais de 21 mil cidadãos em 11 municípios da região Centro-Sul. Participam da operação 22 equipes de rondonistas, compostas por alunos e professores das sete universidades estaduais: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Oeste, Centro-Oeste, Norte do Paraná e Estadual do Paraná, além do Centro Universitário Campo Real, Centro Universitário Uniguairacá e a Universidade Federal da Fronteira Sul.


A Operação Rondon Paraná começou em 2015, proposta pela UEPG Foto: Unicentro

As atividades atendem a demandas específicas das comunidades. A expectativa é beneficiar cerca de 30 mil pessoas até o final da operação, em 30 de julho. O projeto é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e nesta edição, as atividades ocorrem em Boa Ventura de São Roque, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Inácio Martins, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste e Turvo.


Para a coordenadora estadual da Operação Rondon Paraná 2024, Sandra Cristina Ferreira, a iniciativa é uma forma de integrar ações desenvolvidas pelas universidades com as cidades, contribuindo com a qualidade de vida dos habitantes.


“Em todos os municípios foi possível perceber a integração da comunidade com a universidade, mesmo com a chuva e frio a população veio e participou”, relata.


Em Prudentópolis, o município mais populoso entre os selecionados, as ações auxiliam projetos voltados ao cuidado e desenvolvimento de crianças e mães por meio de atividades culturais, esportivas e educativas. Foram realizadas palestras sobre saúde e boas práticas para profissionais de saúde.


A Operação Rondon Paraná iniciou em 2015, proposta pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em seis edições, entre 2015 e 2023, 41 municípios foram beneficiados por ações de 1.010 rondonistas, incluindo alunos, professores e agentes universitários. Foram realizadas 4.501 oficinas e 131.607 atendimentos para a população do Estado.


Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari


*Texto escrito a partir de informações da assessoria

Comments


bottom of page