top of page
  • CBN Ponta Grossa

Paraná lidera sustentabilidade ambiental no país pela quarta vez

O Paraná alcançou, pelo quarto ano seguido, o primeiro lugar em sustentabilidade ambiental no Brasil, com nota máxima de 100 pontos no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No ranking geral, que avalia pilares como educação, infraestrutura e inovação, o estado ficou na terceira posição, atrás de São Paulo e Santa Catarina.


Paraná também tem uma das melhores gestões de água do país Foto: Jonathan Campos/AEN

Esse desempenho está relacionado às políticas ambientais voltadas ao desenvolvimento sustentável, implementadas desde 2019. O estudo destacou o Paraná em áreas como reciclagem, coleta seletiva, e destinação final do lixo, além de avanços na recuperação de áreas degradadas e no controle de desperdício de água.


O estado também foi reconhecido pela atuação contra o desmatamento ilegal, liderando em transparência de ações e controle da supressão vegetal. O Paraná obteve notas elevadas no tratamento de esgoto sanitário e na redução da emissão de dióxido de carbono (CO²).


O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, destacou que as ações do governo, como a reestruturação de aterros sanitários e a entrega de equipamentos para a coleta de resíduos, contribuíram diretamente para a alta pontuação no ranking. Além disso, o Paraná teve um aumento na cobertura florestal natural e uma redução significativa na supressão ilegal da Mata Atlântica.


O ranking também mostrou que o Paraná tem uma das melhores gestões de água do país, resultado de programas como o Água no Campo e a ampliação da cobertura de matas ciliares. Além disso, o estado implementou uma legislação pioneira para o reúso da água, estabelecendo critérios de qualidade e rastreabilidade para diversas atividades.


Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari


*Texto escrito a partir de informações da assessoria

Comentarios


bottom of page