Operação dura aproximadamente 5 horas e vai mobilizar cerca de 70 pessoas.
O Parque Vila Velha realiza, nesta terça e quarta-feira (20 e 21), uma queima controlada para combater a proliferação de espécies exóticas invasoras que prejudicam o crescimento da vegetação nativa da unidade de conservação.
A queima vai ser coordenada pelo Instituto Água e Terra (IAT), gestor ambiental do parque e executada pela Soul Vila Velha, concessionária responsável pela gestão operacional do local.
Por causa da queima controlada, a fumaça pode chamar a atenção de quem passar pela BR-376. Amanhã, o fogo tomará conta de 23 hectares de vegetação às margens da entrada do Parque até o Centro de Visitantes e na quarta, serão 43 hectares do Centro de Visitantes até os Arenitos.
O Parque estará fechado na terça. Na quarta a visitação segue normal, pois a queima ficará mais afastada dos atrativos naturais. Conforme o IAT, a área delimitada está há três anos sem o controle das espécies invasoras.
A operação dura aproximadamente 5 horas e vai mobilizar cerca de 70 pessoas.
Manejo
A técnica com utilização do fogo está prevista no Plano de Manejo do Parque e é feita desde 2014 em Vila Velha. O procedimento só pode ser realizado durante o inverno, entre maio e agosto, quando os pássaros da região não estão em seu período reprodutivo e não existem ninhos nos campos.
Comments