A Polícia Civil de Ponta Grossa divulgou nesta quarta-feira (8), o balanço das atividades realizadas em 2024, destacando avanços no combate ao crime de homicídio. Segundo o delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial (SDP), Nagib Nassif Palma, medidas de gestão como a readequação do efetivo e a designação de delegados para atuar junto ao Serviço Reservado da Polícia Militar, à Guarda Civil Municipal (GCM) e ao setor de homicídios contribuíram para os resultados.
As operações do ano passado incluíram ações ostensivas integradas com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, além da participação do Grupamento de Operações Aéreas (GOA).
Em 2024, foram registrados 83 homicídios dolosos, oito feminicídios e dois homicídios dolosos no trânsito. O número de prisões e apreensões de adolescentes cresceu 38%, com 227 casos registrados em 2024, contra 164 no ano anterior.
O número de operações de repressão qualificada aumentou 50%, passando de 32 em 2023 para 48 em 2024. Mandados judiciais de busca e apreensão cumpridos tiveram um acréscimo de 64%, saltando de 96 em 2023 para 158 no último ano. Houve ainda um aumento de 61% no apoio operacional a outras unidades policiais, passando de 26 casos em 2023 para 42 em 2024.
O delegado Nagib Nassif Palma também destacou as ações integradas de inteligência, que incluíram o cadastro de áreas e facções e o compartilhamento de dados com a Polícia Penal. Esse trabalho contribuiu para a identificação de autores e vítimas ligados a organizações criminosas.
Nagib afirmou que o trabalho da Polícia Civil em 2024 resultou em um aumento de 86% na elucidação de homicídios, com avanços tanto em crimes recentes quanto em casos mais antigos. Ele enfatizou que as perícias realizadas em armas ajudaram na resolução de homicídios ocorridos em anos anteriores, o que contribuiu para frear o aumento dos crimes e prevenir novos casos.
Comments