top of page
CBN Ponta Grossa

Pedágio: projeto que transfere rodovias estaduais à União deve ser enviado para Alep nesta semana

Caso seja aprovada pelos deputados, a nova lei deve dar garantia jurídica para a nova concessão das rodovias do Paraná.

Foto: Jonathan Campos/AEN

O projeto de lei que prevê a delegação das rodovias estaduais para a nova concessão rodoviária federal deve ser enviado à Assembleia Legislativa do Paraná ainda nesta semana.


O anúncio foi feito na manhã de hoje (04) pelo governador Ratinho Junior em um encontro com deputados estaduais. O projeto autoriza o governo do estado a transferir a administração de rodovias e exploração de trechos de rodovias, ou obras rodoviárias estaduais para o governo federal.


Essa transferência tem prazo de até 30 anos e pode ser prorrogada para mais 30.


Conforme o projeto, a delegação será formalizada através de um convênio e a União poderá explorar as rodovias diretamente ou por meio de concessão.


Caso seja aprovada pelos deputados, a nova lei deve dar garantia jurídica para a nova concessão das rodovias do Paraná, que terá 3,3 mil quilômetros (sendo 1,2 mil quilômetros de trechos estaduais).


Segundo o governo, o investimento previsto é de cerca de R$ 44 bilhões. O formato do leilão já foi definido pelo Ministério da Infraestrutura e o Governo do estado e agora o processo aguarda o aval do Tribunal de Contas da União (TCU) para o leilão dos seis lotes na Bolsa de Valores.


Ponta Grossa faz parte do terceiro lote. Entre as principais obras previstas em todo o estado, estão 1.783 quilômetros de duplicação de vias, sendo que 90% do total deverá ser executado até o sétimo ano da concessão.


Confira os lotes para o leilão


Lote 1


Trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, com extensão total de 473,01 km. Serão 343 km de duplicações, 81 km de faixa adicional, 38 km de terceiras faixas, 36 km de marginais, 9 passarelas e 145 OAEs e interseções. Em 30 anos, a previsão é de R$ 4,8 bilhões em investimentos OPEX e R$ 6,3 bilhões em investimentos CAPEX.


Após as audiências públicas foram incorporadas as seguintes melhorias:


Iluminação da Serra de São Luiz do Purunã – 26 Km


Inclusão de Passarela para Pedestres


Inclusão de Segmento de 1 Km – Variante para Acesso da BR-277 para PR-423


Melhoria e Deslocamento de 2 Dispositivos já contemplados


Modelo Operacional Padrão A para todo o Lote


Priorização de Marginais e Faixas Adicionais no Contorno Sul de Curitiba


Lote 2


Trechos das rodovias BR-153, BR-277, BR-369, BR-373, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-508 e PR-855, com extensão total de 575,53 km. Serão 353 km de duplicações, 85 km de faixa adicional, 39 km de marginais, 56 passarelas e 209 OAEs e interseções. Em 30 anos, a previsão é de R$ 6 bilhões em investimentos OPEX e R$ 8 bilhões em investimentos CAPEX.


Após as audiências públicas foram incorporadas as seguintes melhorias:


Iluminação da Serra do Mar – 15 Km


Inclusão de trecho Morretes-Antonina – 37 Km


Inclusão de Ciclovia – 45 Km dos quais 25 Km em Curitiba - SJP, 20 Km no segmento norte do lote


Modelo Operacional Padrão A para todo o Lote


Priorização de Ampliações em Curitiba, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina


Lote 3


Trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com extensão total de 561,97 km. Serão 204 km de duplicações, 26 km de faixa adicional, cinco contornos urbanos (Apucarana, Norte e Leste de Ponta Grossa, Arapongas, Califórnia), 15 km de marginais, 32 passarelas e 208 OAEs e interseções. Em 30 anos, a previsão é de R$ 6 bilhões em investimentos OPEX e R$ 7,5 bilhões em investimentos CAPEX.


Após as audiências públicas foram incorporadas as seguintes melhorias:


Iluminação da Serra do Cadeado – 24 Km


Ajuste de Traçado no Contorno de Ponta Grossa, aumento de 8 Km


Inclusão de 2 Passarelas para Pedestres


Melhoria e Deslocamento de 2 rampas de escape


Modelo Operacional Padrão A para todo o Lote


Ajuste na localização das praças de Califórnia e Londrina


Priorização de Ampliações em Mauá da Serra e Ortigueira


Lote 4


Trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, com extensão total de 627,98 km. Serão 173 km de duplicações, 66 km de terceiras faixas, 61 km de faixa adicional, quatro contornos urbanos (Sul de Maringá, Norte de Londrina, Nova Londrina e Itaúna do Sul), 40 km de marginais, 57 passarelas, 244 OAEs e interseções. Em 30 anos, a previsão é de R$ 6,5 bilhões em investimentos OPEX e R$ 7,5 bilhões em investimentos CAPEX.


Após as audiências públicas foram incorporadas as seguintes melhorias:


Elevação e duplicação da Ponte no Rio Ivaí


Inclusão de 2 Km de Duplicação na região de Guaíra


Inclusão de 6 Km de Marginais em Francisco Alves e Cianorte


Inclusão de Ciclovia – 8,5 Km


Modelo Operacional Padrão A para todo o Lote


Priorização de Ampliações de Camargo a Iporã e contornos


Lote 5


Trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, com extensão total de 429,85 km. Serão 249 km de duplicações, 21 km de marginais, sete passarelas e 73 OAEs e interseções. Em 30 anos, a previsão é de R$ 4 bilhões em investimentos OPEX e R$ 4,2 bilhões em investimentos CAPEX.


Após as audiências públicas foram incorporadas as seguintes melhorias:


Inclusão do Contorno de Peabiru


Ajuste de TCP visando a redução da tarifa da praça de Toledo


Priorização de implantação de Marginais e Duplicações na região de Cascavel


Lote 6


Trechos das rodovias BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 659,33 km. Serão 461 km de duplicações, um contorno urbano (Marmeleiro), 111 km de marginais, 34 passarelas e 162 OAEs e interseções. Em 30 anos, a previsão é de R$ 6,6 bilhões em investimentos OPEX e R$ 8,4 bilhões em investimentos CAPEX.


Após as audiências públicas foram incorporadas as seguintes melhorias:


Iluminação da Serra da Esperança – 24 Km


Inclusão de 3 Passarelas para Pedestres


Inclusão de Ciclovia – 2,5 Km


Inclusão de Marginais – 8,5 Km


Inclusão de Segmento de 3 Km na região de Pato Branco


Melhoria e Deslocamento de 2 Dispositivos e 1 Passarela já contemplados


Modelo Operacional Padrão A para todo o Lote


Priorização de Ampliações em Cascavel, Guarapuava e Pato Branco



Comments


bottom of page