A pandemia deve impactar no valor que será gasto pelos entrevistados.
A última sondagem realizada pela Fecomércio PR revelou que cerca de 80% dos paranaenses pretendem presentear neste Dia das Mães. O resultado é 18% maior do que em 2020, quando 68% dos consumidores planejavam ir as compras. Segundo uma projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Paraná, a segunda data mais importante do comércio deve injetar R$ 820 milhões na economia.
Conforme o levantamento da Fercomércio, o principal motivo para não presentear é por ter mãe ausente ou falecida (26,5%), o segundo fator, com 23,1%, foi o desemprego ou problemas financeiros.
Em relação ao valor do presente, 51,1%, dos entrevistados responderam que devem gastar até R$100,00. Os tipos preferidos de presentes continuam sendo roupas, bolsas e calçados, com 37,1%, seguidos por perfumes e cosméticos, com 15,2% das intenções de compra.
Ainda segundo a Fecomércio Paraná, o crescimento na intenção de compras para o Dia das Mães, em relação ao ano passado, pode ser justificado pela tentativa dos filhos em compensar o distanciamento social imposto pela pandemia ou porque em 2020 muitas pessoas deixaram de presentear por problemas financeiros.
Local das compras
O local das compras mudou um pouco em relação à 2020, com aumento do comércio presencial. Por causa das severas restrições causadas pela pandemia, a escolha pelas lojas de rua havia caído para 38,8% no ano passado, mas continuavam sendo a preferência dos consumidores, enquanto as compras pela internet subiram para 24,7%. Agora em 2021, o comércio de rua, o que inclui as lojas do centro da cidade e de bairro, teve crescimento e corresponderá a 44,9%. Já as compras virtuais caíram para 20,3% este ano.
Influência na decisão de compra
Quando o assunto é agradar as mães, a qualidade do produto é o que mais importa, com 44,3%. Com 16,7%, a qualidade no atendimento do vendedor é outro fator que influencia na decisão de comprar. Desconto e preço baixo também são levados em conta por 12,2% e 11,4% dos consumidores, respectivamente.
Impactos da pandemia
A pandemia impactou 66,0% dos entrevistados, influenciando principalmente no valor do presente (73,6%), uma vez que para compensar o distanciamento, muitos vão presentear com itens melhores.
Comments