A Prefeitura de Ponta Grossa disponibiliza cerca de 180 vagas para pernoite, com direito a alimentação e banho, através de uma rede de atendimento voltada para pessoas em situação de rua. O Albergue Noturno e o Serviço de Abordagem Social oferecem suporte para que essas pessoas tenham um local seguro e quente para dormir durante as noites frias.
A presidente da Fundação de Assistência Social, Tatyana Belo, informou que o Serviço de Acolhimento em Albergue Noturno Maria Isabel Wosgrau, que iniciou os atendimentos em junho de 2022, tem atendido uma média de 60 a 70 pessoas por noite, oferecendo alimentação, banho, orientações e encaminhamentos para outros serviços.
"O albergue atua nos fundos do antigo Hospital 26 de Outubro, em um imóvel próprio do município com 70 vagas. Além disso, existem mais duas entidades sociais com termos de colaboração que juntas oferecem mais 110 vagas em serviços de acolhimento noturno na cidade", disse Tatyana.
Para casos de pessoas em situação de rua, a orientação é entrar em contato com a equipe do Serviço de Abordagem Social pelo telefone ou WhatsApp (42) 98879-3792. A equipe se desloca até o local para prestar atendimento e encaminhar as pessoas para os locais de acolhimento disponíveis. Tatyana Belo destacou que muitas pessoas em situação de rua atendidas não aceitam sair das ruas, mas a equipe continua acompanhando os casos e insistindo nos encaminhamentos.
O Serviço de Abordagem Social funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, à noite das 21h às 23h, e em finais de semana em regime de plantão. A Prefeitura também conta com o Centro POP, que atende de segunda a sexta, das 8h às 17h, oferecendo alimentação, banho, documentos pessoais, passagens rodoviárias e lavagem de roupas para as pessoas em situação de rua.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
Comments