PG recebe novo microscópio balístico para a Polícia Científica
- CBN Ponta Grossa
- há 11 minutos
- 1 min de leitura
A Polícia Científica do Paraná entregou, nesta sexta-feira, dois novos microscópios comparadores balísticos para as Unidades Técnico-Científicas de Ponta Grossa e Cascavel. Os equipamentos são do modelo VisionX, da marca Projectina.

O aparelho permite aumento de resolução de até 243 vezes, regulagem de altura, controle de dioptria e comandos motorizados. Com isso, os peritos conseguem fazer exames de confronto balístico com mais precisão. A tecnologia ajuda a identificar se um projétil ou estojo foi disparado por uma arma suspeita, por meio das marcas deixadas durante o disparo.
O equipamento também permite acesso remoto, o que facilita o treinamento de novos peritos na comparação balística.
O investimento nos dois microscópios foi de 3 milhões e meio de reais, com recursos do Fundo Especial de Segurança Pública. Além de Ponta Grossa e Cascavel, as unidades de Curitiba, Maringá e Londrina também já contam com esse tipo de tecnologia. O valor total aplicado nos cinco equipamentos foi de 8 milhões e 200 mil reais.
A entrega faz parte da reestruturação da Polícia Científica do Paraná. Em março deste ano, a instituição já havia recebido dois scanners tridimensionais modelo Trimble X7, com custo de 309 mil reais cada. Esses equipamentos ajudam na perícia de locais de crime, com a captura de imagens em alta resolução e precisão milimétrica.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
Comments