A estimativa inicial era de uma colheita de cerca de 110 mil toneladas, agora o Deral prevê 57.185 toneladas no grão.
O Departamento de Economia Rural reduziu a previsão da segunda safra de feijão em Ponta Grossa. A estimativa inicial era de uma colheita de cerca de 110 mil toneladas, agora o Deral prevê 57.185 toneladas no grão.
O número representa uma redução de 47% e segue a média do Paraná. Além de Ponta Grossa, as maiores perdas em volume devem ser registradas nos núcleos regionais de Pato Branco, Francisco Beltrão, Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Cascavel.
No Paraná, o Deral estima a produção de 270,6 mil toneladas de feijão, uma quebra de 46% com relação à estimativa inicial, que era de 501 mil toneladas.
Segundo o departamento, as perdas são resultado de redução ou falta de chuvas em praticamente todo o ciclo da plantação. As baixas temperaturas durante maio também influenciaram.
De acordo com o relatório do Sistema de Acompanhamento de Safra, toda a área estimada já foi colhida em Ponta Grossa. No Paraná, a colheita atingiu 97% da área, estimada em 254,3 mil hectares.
Cerca de 57% das lavouras estão em condições consideradas ruins, 25% em condições médias e 18% em boas condições. De acordo com o Deral, os preços seguem em queda nos últimos dias.
Ouça:
Comments