Levantamento foi divulgado nessa terça-feira (08) pela Conexis Brasil Digital, associação que representa as grandes operadoras do país.
Ponta Grossa lidera um ranking de cidades com melhores políticas para instalação da estrutura do 5G em todo o Brasil. O levantamento foi divulgado nessa terça-feira (08) pela Conexis Brasil Digital, associação que representa as grandes operadoras do país. O município figurou à frente das capitais brasileiras.
Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Curitiba aparecem em seguida. O ranking das “Cidades Amigas do 5G” analisou os 155 municípios que tem mais de 200 mil habitantes e tem o objetivo de reconhecer as ações para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade.
São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Jacareí (SP), São Paulo (SP), Joinville (SC), João Pessoa (PB) e Chapecó (SC) completam a lista das 10 mais preparadas. No ano passado a cidade de Uberlândia liderou o ranking e Porto Alegre foi a capital mais bem colocada.
Já Ponta Grossa saltou da 15ª colocação para o primeiro lugar. A cidade se destaca por ter sido uma das primeiras do País a já estar apta, legalmente, a receber a próxima geração da internet móvel.
Em abril deste ano, o município aprovou um projeto de lei sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação, autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A lei segue a lógica de maior desburocratização possível para a implantação da nova tecnologia.
O sinal do 5G puro já está disponível em todas as capitais brasileiras. A quinta geração da internet deve aumentar a capacidade de transmissão de dados e diminuir o tempo que a informação leva para sair do computador e chegar ao destino.
A previsão é de que o sinal seja disponibilizado nas cidades com mais de 500 mil habitantes e nas regiões metropolitanas no ano que vem. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nos municípios do porte de Ponta Grossa, a previsão é de que o sinal seja ligado até 2026.
De acordo com o levantamento, na região Norte o destaque foi a cidade de Manaus (AM), que saiu da 96ª posição para a 24ª. No Nordeste, Teresina (PI) melhorou 86 posições e chegou ao 15º lugar.
No Centro-Oeste, Campo Grande (MS) subiu 21 posições; no Sudeste, São Paulo (SP) subiu 84 posições, saindo da 90ª posição para a 7ª e no Sul, Florianópolis (SC), que ganhou 75 posições, fechando no 25º lugar geral.
Comments