São mais de 3.500 moradores com potencial para transmitir o vírus para outras pessoas.
Ponta Grossa tem mais de 3.500 casos ativos da Covid-19, ou seja, pessoas positivadas que estão na fase de transmissão da doença. O número é o mais alto desde março, quando houve a primeira confirmação no município. Neste período, os pacientes não devem sair de casa para evitar que outras sejam contaminadas.
Em Ponta Grossa, o trabalho de acompanhar os pacientes positivados é feito por equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), como explica o Secretário Adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco.
Ouça abaixo
Hoje (01), a cidade soma 9.118 diagnósticos da Covid-19 e 168 pessoas morreram pela infecção. Nas últimas semanas, as confirmações diárias voltaram a subir, exigindo a reabertura de leitos no Hospital Universitário Regional. A mesma medida foi necessária em outras regiões do Paraná.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde do Estado, Acácia Nasr, o índice de reprodução (R) da doença no Paraná está acima de 1. Isto quer dizer que cada paciente contaminado transmite o coronavírus para pelo menos mais uma pessoa.
Ouça abaixo
A coordenadora também destaca o perfil atual dos infectados.
Ouça abaixo
Com o aumento de casos da doença, a Prefeitura Municipal informou que estuda novas medidas restritivas. O tema deve ser discutido nesta quarta-feira (02) durante a reunião do Centro de Operações Emergenciais (COE).
Denúncias
O município tem um canal de denúncias para a população acionar quando um contaminado pela doença não cumprir o isolamento. O telefone é o 3220-1019.
Comments