A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou a mudança no esquema vacinal contra a poliomielite no Paraná. As duas doses de reforço da vacina oral, conhecida como “gotinha”, serão substituídas pela vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável. A mudança segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e será implementada a partir de 28 de setembro.
Com a alteração, o novo esquema vacinal passará a ser composto por quatro doses injetáveis, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, com uma dose de reforço aos 15 meses. A dose de reforço aos 4 anos, aplicada atualmente, deixará de ser necessária. Segundo o Ministério da Saúde, a mudança visa manter o Brasil como área livre da circulação do poliovírus, alcançada desde 1994.
A chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virginia Dobkowski Franco dos Santos, destacou que os municípios já foram informados sobre a nova estratégia e o recolhimento das vacinas orais começará no final de setembro. A medida será adotada gradualmente em todo o país até o prazo final de 4 de novembro.
Nos últimos anos, o Paraná apresentou uma crescente cobertura vacinal da poliomielite, atingindo 91,8% em 2023, acima dos índices registrados em 2021 e 2022. A poliomielite é uma doença viral grave que pode causar paralisia irreversível, especialmente nos membros inferiores. O Brasil não registra casos da doença desde 1989.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
Comments