top of page
CBN Ponta Grossa

Prazo para matrículas de estudantes da rede estadual termina amanhã

Responsáveis legais dos alunos devem fazer o procedimento de forma on-line na Área do Aluno.

Foto: AEN

Quase 65% dos alunos da rede estadual de ensino ainda não fizeram a matrícula ou a rematrícula no núcleo de Ponta Grossa. O prazo deveria ter encerrado no dia 31 de outubro mas teve que ser prorrogado até esta terça-feira (08).


De acordo com o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, de um total de 58 mil estudantes, apenas 36 mil concluíram o processo. O núcleo é composto por 11 municípios.


Os responsáveis legais dos alunos devem fazer o procedimento de forma on-line na Área do Aluno, plataforma na qual também é possível fazer a atualização cadastral, emitir a declaração de matrícula, solicitar o histórico escolar e consultar o boletim.


A matrícula é destinada para alunos que estão saindo da rede municipal e também para aqueles que vão entrar no ensino médio. A matrícula inicial ou rematrícula deve ser feita por meio da opção “Matrícula On-line”, após a conferência e atualização do cadastro.


O responsável pode selecionar a vaga na instituição em que o filho já estuda ou na instituição indicada pela Secretaria, no caso de matrícula de ingresso. Se desejar outra escola, pode indicar até três instituições de ensino de preferência.


Para acessar o site, o responsável legal ou o próprio estudante maior de 18 anos deve informar seu CPF e senha (que pode ser recuperada por SMS no celular cadastrado). O primeiro acesso é restrito ao CPF e ao telefone celular cadastrados. Depois, o responsável pode cadastrar um novo telefone, um e-mail e uma senha pessoal de sua preferência para futuros acessos.


Caso o responsável legal não possua celular ou não tenha acesso à internet, ele poder fazer a matrícula on-line na instituição de ensino estadual onde o aluno estuda ou mesmo na instituição de ensino municipal onde está matriculado.


Para os estudantes que vão iniciar o 1º ano do Ensino Médio, além da matrícula no ensino regular, também existe a possibilidade de ingressar em um curso técnico integrado ao Ensino Médio.


São mais de 40 mil vagas em todo o Estado, para 40 opções de cursos, como Enfermagem, Administração, Gastronomia, Agronegócio, Desenvolvimento de Sistemas e Formação de Docentes.


Para se inscrever em um curso técnico, é preciso entrar em contato diretamente com a instituição de ensino. Em Ponta Grossa, o Centro Estadual de Educação Profissional na Colônia Dona Luiza oferece os cursos técnicos de Gastronomia, Eletrotécnica, Eletromecânica, Técnico em Planejamento e Controle da Produção, Administração, Agronegócio, Técnico em Alimentos e em Desenvolvimento de Sistemas.


No Santa Paula, o Colégio Elzira Correia de Sá tem curso de técnico em Farmácia. E no Centro, o Colégio Regente Feijó oferta cursos de Técnico em Marketing, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, em Planejamento e Controle da Produção, Técnico em Agronegócio e Administração.


Ouça:



Comments


bottom of page