As mudanças devem durar 15 dias a partir desta segunda-feira, mas podem ser prorrogadas.
O protocolo de atendimento de pacientes que buscam o sistema público de Ponta Grossa passa por mudanças a partir desta segunda-feira (10). De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), as alterações são temporárias e tem o objetivo de otimizar o fluxo de trabalho nos locais e a absorção da demanda.
As mudanças englobam a triagem nas Unidades de Saúde e de Pronto Atendimento (UPA) e a disponibilização das vagas para atendimento nas Unidades de Saúde.
Conforme a Fundação, os pacientes que procurarem as Unidades de Pronto Atendimento Santa Paula e Santana com sintomas respiratórios terão seus sinais vitais verificados.
Se apresentarem sintomas leves, serão encaminhados às suas Unidades Básicas de Saúde de referência com uma carta informando os sinais vitais, data e horário que foram atendidos.
As Unidades de Saúde passarão a ofertar 50% das suas vagas diárias no período da manhã e da tarde para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios leves, o que deve contribuir para a diminuição das demandas absorvidas pelas UPA´s.
A orientação para a população que apresentar sintomas moderados ou graves é para que busquem a UPA Santa Paula ou Santana, locais de referência para esses atendimentos.
A intenção do poder público é priorizar os atendimentos de pacientes moderados e graves nas Unidades de Pronto Atendimento para reduzir o contato com pessoas contaminadas com o coronavírus e a Influenza.
As mudanças devem durar 15 dias a partir desta segunda-feira, mas podem ser prorrogadas.
Outras informações estão disponíveis no telefone 3220-1019 e nas Unidades Básicas de Saúde.
Comments