“Joaquim, Negra Sim” é uma obra literária de Jester Furtado dedicada ao público infantojuvenil, ele participou do programa nesta quarta-feira (21), e falou sobre seu livro
Ouça a entrevista completa aqui:
É no início da juventude que muitos de nós vivemos a primeira paixão, mas quando fazemos um recorte racial essas relações se tornam mais complexas. “Joaquim, Negra Sim” é uma obra literária de Jester Furtado dedicada ao público infantojuvenil, e narra a história de um amor afrocentrado. O lançamento acontece nesta quarta-feira (21) de fevereiro e vai contar com sessão de autógrafos no SESC Estação Saudade.
No livro, Joaquim vive seu primeiro conflito com as questões raciais em uma conversa despretensiosa com o tio – que acaba reproduzindo argumentos preconceituosos – dentro do próprio lar. O garoto precisa lidar, mesmo ainda sem entender, com o racismo estrutural que impõe padrões e contribui para a solidão da mulher negra.
“Joaquim chama atenção para o inimigo invisível, discreto e naturalizado”, afirma Jester.
Além do evento de lançamento, também acontecerá uma ação de contrapartida social.
O evento será na quinta-feira do dia 22/02 a partir das 19h no SINTESPO. O autor fará um bate-papo com Nilvan Laurindo Sousa, que é doutora em educação, especialista em cultura e história, e tem vasta experiência na área de gênero e raça.
Na ocasião do lançamento os livros serão vendidos a preço promocional e haverá intérprete de libras. O Projeto é realizado com incentivo do programa estadual de fomento e incentivo à cultura/profice – Secretaria do Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná. Com captação da Sauí Responsabilidade Social, o projeto recebeu incentivo da Copel
Das Assessorias
Comments