top of page

Professores da rede estadual aprovam greve; Seis escolas de PG estão na lista de 'privatização'

  • Foto do escritor: Emmanuel Fornazari
    Emmanuel Fornazari
  • 26 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Professores da Rede Estadual de Ensino aprovaram greve a partir de 03 de junho após votação motivada pelo projeto de lei que o Governo do Paraná quer enviar à Assembleia Legislativa para terceirizar a gestão de 200 instituições de ensino no Estado. A proposta é vista pela categoria como privatização.


As escolas passaram a ser geridas por uma empresa, que contrataria professores em regime CLT, não mais por concurso público; realizaria a manutenção das estruturas; e ficaria responsável também pela merenda escolar, entre outras atribuições.


Seis instituições de ensino de Ponta Grossa estão na lista de escolas que podem ser afetadas caso o projeto de lei tramite na Alep, seja aprovado, e sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior.


Colégio Senador Correia está na lista de escolas que podem ser terceirizadas - Foto: Arquivo/Flávio Arns

Em entrevista à Radio CBN PG, o presidente da APP-Sindicato na regional de Ponta Grossa, Tércio Alves do Nascimento, detalhou a votação pela greve, outras medidas que passam a ser tomadas já nesta segunda-feira (27), e a avaliação dos profissionais sobre o projeto de lei do governo estadual.


"Professores e funcionários das escolas estaduais reuniram-se em Assembleia Geral para juntos definir os encaminhamentos contra a privatização de 200 escolas estaduais, sendo que 18 delas pertencem à APP Regional de Ponta Grossa, sendo que seis dessas escolas estão localizadas na cidade de Ponta Grossa".


Os colégios em questão são: Alberto Rebelo Valente; Ana de Vanir Borato; Senador Correia; Francisco Pires Machado; Professora Linda Bacila; e o Colégio Estadual Santa Maria.


O professor Tércio explica o impacto do projeto. "Essas escolas passariam a ser administrada por uma empresa que receberá 800 reais por mês para cada matrícula de aluno. A empresa passará a contratar professores e funcionários, assim como ficará responsável pela prestação de serviços internos de manutenção e pintura, além de ser responsável até mesmo pela merenda escolar, fato que nos deixa muito preocupados, pois corremos o risco de perder a qualidade nutricional da alimentação de nossos estudantes".


A categoria definiu por greve geral nas escolas estaduais a partir do dia 3 de junho e, a partir dessa segunda-feira, dia 27 de maio, contra o uso das plataformas escolares, para referendar a proposta do governo a partir da estrutura institucional.


"Também gostaríamos de deixar claro que diante dessa triste realidade, pedimos o apoio dos estudantes, pais, mães, lideranças políticas e comunitárias, para junto fazermos a defesa da educação pública", convoca Tércio.


A entrevista completa com o presidente da APP-Sindicato em Ponta Grossa, Tércio Alves do Nascimento, você pode conferir nesta segunda-feira, a partir das 9h30, no CBN Ponta Grossa 1ª Edição.

Bình luận


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page