No Paraná, são 30 vagas para deputado federal e 54 para estadual.
Cada partido pode ter que somar cerca de 315 mil votos para eleger um deputado federal no Paraná nas eleições deste ano. No caso de deputados estaduais, a soma pode chegar a aproximadamente 103 mil votos.
A disputa para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa é proporcional, ou seja, a soma dos votos de todos os candidatos de um partido ou federação define quantas cadeiras a legenda terá direito.
A estimativa foi feita pela cientista política Karolina Roeder, a pedido da CBN Ponta Grossa. Ela considerou o número de abstenções e votos nulos e brancos da eleição de 2018 e a quantidade de candidatos e eleitores deste ano.
No Paraná, são 30 vagas para deputado federal e 54 para estadual. Se o partido tiver direito a uma cadeira, para ser eleito, o candidato deve conquistar 10% do quociente eleitoral. No estado, estima-se que um candidato só consiga uma vaga se atingir no mínimo 30 mil votos para deputado federal e 10 mil votos para estadual.
Para a cientista política, essa limitação é feita para evitar que candidatos com pouca votação sejam eleitos por influência daqueles que têm recorde, conhecidos como puxadores de votos.
Caso ainda haja vagas após o preenchimento desses critérios, os candidatos podem ser eleitos pelas sobras. De acordo com o portal DivulgaCand, o Paraná tem 632 candidatos a deputados federais e 902 estaduais.
Ouça: