top of page
CBN Ponta Grossa

Rede Elétrica Inteligente inicia instalação de medidores em Irati e Rio Azul

Os novos aparelhos realizam leitura automática, indicam a falta de energia diretamente ao centro de controle da Copel e permitem comandos remotos

Foto: Divulgação

A modernização que permitirá o acompanhamento do consumo em tempo real pelos clientes da Copel no Paraná está chegando a mais dois municípios. A partir desta semana, moradores de Irati e Rio Azul passam a receber a visita dos técnicos para a troca do relógio de luz convencional por medidores inteligentes. Esta atualização tecnológica é realizada pelo Programa Rede Elétrica Inteligente, agora presente em 81 municípios paranaenses.


Os novos aparelhos realizam leitura automática, indicam a falta de energia diretamente ao centro de controle da Copel e permitem comandos remotos, agilizando e aprimorando a gestão dos serviços de eletricidade. Isso ocorre porque, além dos medidores inteligentes presentes em cada unidade consumidora - residências, estabelecimentos comerciais, fábricas e propriedades rurais -, a Copel está investindo em dispositivos de comunicação e automação instalados na rede de distribuição. Esses dispositivos enviam informações às centrais de controle da Companhia, agilizando, por exemplo, a localização do ponto de origem de uma interrupção na rede.


O Programa está prestes a finalizar a instalação de 600 mil medidores, nas áreas Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. Atualmente, a substituição dos aparelhos está na fase final em Araucária, Contenda e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os trabalhos seguem em andamento em Ponta Grossa, onde 12% dos medidores já foram substituídos, e recentemente estenderam-se a Prudentópolis (8%) e São Mateus do Sul (5%).


A substituição é realizada pela empresa contratada Eleng, que está oferecendo oportunidades de trabalho e treinamento nos locais contemplados pelo programa da Copel. O investimento previsto para as três primeiras fases do programa, abrangendo toda a região sul do Estado, é aproximadamente de R$820 milhões.



Funcionamento


A troca dos medidores leva em média 30 minutos, com o consumo de energia desligado na unidade consumidora. O serviço é gratuito e realizado exclusivamente na entrada de serviço, local onde o medidor de energia está instalado. Os funcionários da Eleng estão identificados por crachá e possuem uma carta de apresentação emitida pela Copel.



Serviços online


Após a instalação do medidor inteligente e sua conexão ao sistema, os clientes podem monitorar seu consumo em tempo real através do aplicativo da Copel para dispositivos móveis Android e iOS. Ele também possibilita a solicitação de serviços, o acompanhamento de débitos e a recuperação de informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funcionalidades.


Considerando que o medidor inteligente dispensa a visita mensal para a leitura do consumo, no momento da substituição do aparelho, a Copel também recomenda o registro para receber as faturas de luz por e-mail. Além de reduzir o uso de papel, a fatura digital previne extravios e serve como comprovante de endereço, assim como a fatura impressa.


Das Assessorias

Commentaires


bottom of page