O Restaurante Popular de Ponta Grossa implementou um cardápio diferenciado para o jantar das pessoas em situação de rua, substituindo a sopa por refeições mais variadas e nutritivas. De segunda a sexta-feira, 70 marmitas são distribuídas para o albergue municipal, e cerca de 50 jantares são servidos no restaurante. Entre os pratos oferecidos estão macarrão com carne moída e queijo, escondidinho, arroz carreteiro, galinhada e entrevero, com destaque para as preparações com arroz e carne.
A coordenadora do Restaurante Popular, Fernanda Caroline Fonseca, afirma que o custo das novas refeições é semelhante ao da sopa, mas a adesão dos usuários tem sido maior, resultando em uma alimentação mais diversificada e saudável. Segundo ela, a possibilidade de repetição das refeições no jantar tem incentivado os frequentadores a se alimentarem melhor.
A presidente da Fundação de Assistência Social, Tatyana Belo, ressalta que a boa alimentação tem impacto direto na saúde, no desenvolvimento psicológico e social das pessoas atendidas, além de fortalecer a imunidade e melhorar a resposta aos riscos de saúde.
Ela também destaca que o Restaurante Popular contribui no processo de ressocialização e na recuperação da qualidade de vida dos usuários, incluindo aqueles que realizam trabalhos exaustivos, como catadores de recicláveis.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari