Inovação adotada pelos agricultores mostra que o agro não parou no tempo
A tecnologia está presente em praticamente todos os detalhes da nossa vida. As informações ao alcance de um clique permitem a inovação e atualização de todas as esferas da sociedade. E no agro isso não é diferente. (Ouça a reportagem no fim do texto).
A tecnologia tem transformado o cultivo da agricultura, controle de pragas, preparação do solo, colheita e a gestão das propriedades. Cada vez mais lavouras são monitoradas de forma remota por computadores ou celulares.
E essa inovação adotada pelos agricultores mostra que o agro não parou no tempo. Pelo contrário, a inovação e a tecnologia são os grandes motores para a transformação do agronegócio brasileiro.
Uma startup criada no Paraná digitalizou as lojas agropecuárias de 12 cooperativas do Brasil. O marketplace permite que os clientes comprem produtos do setor pela internet de forma rápida e facilitada.
Uma pesquisa feita pela consultoria McKinsey & Company mostrou que 71% dos agricultores usam canais digitais diariamente para questões relacionadas ao campo e 33% estão dispostos a comprar on-line. De 600 agricultores de diferentes ramos ouvidos, 46% passaram a utilizar os meios digitais no seu negócio.
Para a engenheira agrônoma Samyra Baldasin a tecnologia no agro não substitui a necessidade do homem no campo. Ela explica que a digitalização das lavouras ajuda a reduzir os principais problemas enfrentados no campo, como a seca e as pragas por exemplo.
Ouça a reportagem:
Comments