Materiais de transporte estão entre os produtos paranaenses mais vendidos para fora do país, atrás apenas das carnes e alimentos.
Segundo um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná, 10% das empresas automotivas do Brasil ficam no estado, que foi responsável também pela exportação de US$ 1,95 bilhão no ano passado.
Os materiais de transporte estão entre os produtos paranaenses mais vendidos para fora do país, atrás apenas das carnes e alimentos. Enquanto no Brasil, a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias corresponde a 7%do Valor Bruto de Produção na Indústria de Transformação, no Paraná, o índice é de 10%.
De acordo com dados da Secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços, nos últimos três anos, indústrias automotivas investiram quase R$ 3 bilhões no Paraná.
A indústria automotiva tem um leque de serviços que impulsiona o crescimento econômico. Além das grandes montadoras, fabricantes de autopeças, serviços e manutenção e transportadoras também fazem parte dessa engrenagem na grande roda da economia paranaense.
Ouça:
Comments