No ano de 1990, estado tinha participação de 0,5% na indústria nacional. Em 2019, o número saltou para 15% e o Paraná se tornou o terceiro maior mercado automotivo do país.
A primeira fábrica de caminhões foi inaugurada em 1970 no Paraná, um marco que representa a chegada do setor automotivo no estado. No ano de 1990, o Paraná produziu pouco mais de 900 mil autoveículos e tinha participação de 0,5% na indústria nacional.
Naquele ano, São Paulo era responsável por 75% da produção brasileira e Minas Gerais por 24%. Mas em 30 anos, tudo mudou. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores apontam que nas últimas três décadas o estado saltou para 15% a participação na produção nacional de veículos, fechando 2019 com quase 3 milhões de autoveículos produzidos no Paraná.
Se no final do século passado, a responsabilidade de produção era da fábrica da Volvo, atualmente a rota do desenvolvimento é formada também por grandes como a Renault, Audi, DAF e Volkswagen.
Atualmente, o Paraná é o 3º maior mercado automotivo do país e não só com a fabricação de caminhões, mas de automóveis, comerciais leves e ônibus. O crescimento também é confirmado pelo licenciamento de veículos que, em 21 anos, foi de 80%, passando de 86 mil no ano 2000, para 155 mil veículos licenciados em 2021.
Ouça a reportagem:
Comments