top of page
CBN Ponta Grossa

Salve, Salve Ponta Grossa: pequena capela foi considerada primeiro marco histórico da cidade

Construída por fazendeiros, Capela Santa Bárbara foi doada aos jesuítas antes da chegada dos tropeiros ao município.

Fazenda Pitangui, década de 1710. A construção da Capela Santa Bárbara talvez possa ser considerada o primeiro marco do que viria a ser o município de Ponta Grossa.


Antes que os tropeiros passassem por aqui, padres da Companhia de Jesus ocupavam regiões do estado do Paraná. Eles faziam parte de missões jesuítas que tinham o objetivo de catequizar a população brasileira.


Nesse período, os religiosos também administravam fazendas de pecuária e agricultura de subsistência para manter as atividades. Foi com esse objetivo que surgiu a Fazenda Pitangui. As terras eram doadas a fazendeiros pelo governo português.


Já de propriedade dos jesuítas, a Fazenda Pitangui recebeu a construção de um oratório. Mais tarde, a região se tornou um entroncamento com o início das atividades de tropeiros. Eram fazendeiros que conduziam tropas do sul ao sudeste do país.


A passagem dos tropeiros promoveu a criação de vilas e cidades. Com a chegada dos tropeiros e a intensificação das missões jesuítas, a Capela Santa Bárbara se tornou praticamente o centro da região. Situação que mudou com a expulsão dos religiosos da Companhia de Jesus do Brasil.


A alteração na rota dos tropeiros deixou à margem o que hoje é o Distrito de Itaiacoca. O centro da região passou a ser a Casa das Telhas, construção peculiar na época, construída com telhas de barro.


Mas a região só cresce porque o gado levado pelos tropeiros precisava de uns dias para o que se chamava de engorda. É que eles chegavam na região de Castro fracos e cansados do caminho feito desde o Rio Grande do Sul.


Após o período de descanso, seguiam caminho até Sorocaba, em São Paulo.

Na época, Ponta Grossa era um povoado de Castro. A separação foi assinada em 15 de setembro de 1823, um ano depois da proclamação da Independência do Brasil. De freguesia, Ponta Grossa foi elevada para a categoria de Vila em 1853 e só se tornou cidade em 1864.


Ouça:



Comments


bottom of page