A comunidade pode participar do processo até o dia 28 de fevereiro.
Está aberta a consulta pública para o Referencial Curricular do Novo Ensino Médio. A mudança é fruto da Lei Federal nº 13.415/2017, e tem a intenção de permitir que estudantes possam escolher, entre diferentes alternativas, o caminho de formação que mais se adequar ao seu objetivo.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), a implementação está prevista para o ano que vem e deve ser gradual.
O Novo Ensino Médio conta com algumas mudanças centrais. Em primeiro lugar, o processo de ensino-aprendizagem passa a ser composto por duas etapas: uma constituída pelos conhecimentos da Formação Geral Básica, que são comuns a todos os estudantes, e outra etapa composta pelos Itinerários Formativos.
As duas etapas são obrigatórias, mas os Itinerários Formativos são de livre escolha pelo estudante, que poderá se aprofundar em uma das quatro Áreas do Conhecimento - Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, ou ainda realizar uma formação técnica e profissional.
Outra mudança é sobre o desenvolvimento de competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de promover o desenvolvimento do estudante nas dimensões física, intelectual, cultural, social e emocional. Desta forma é estimulada a autonomia e protagonismo, para a construção de um projeto de vida e a realização de escolhas pessoais e profissionais.
Por fim, o Novo Ensino Médio prevê a ampliação da carga horária, que passa de 800 horas por ano para 1.000 horas por ano. Com isso o Ensino Médio terá um total de 3.000 horas ao longo dos três anos, sendo 1.800 destinadas para a Formação Geral Básica e 1.200 para a realização dos Itinerários Formativos.
A população pode avaliar e votar a proposta até o dia 28 de fevereiro através da página:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1681
Comentários