top of page
CBN Ponta Grossa

UEPG anuncia primeiro doutorado em Jornalismo do Paraná

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ofertará o primeiro curso de Doutorado em Jornalismo do Paraná. A aprovação foi anunciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES) na última quinta-feira (26). A CAPES destacou a importância do curso para descentralizar o acesso à pós-graduação no estado, atendendo a municípios do interior e interessados de outras regiões do país.


No próximo ano, o Departamento de Jornalismo da UEPG completará 40 anos Foto: Divulgação

A professora Cíntia Xavier, responsável pelo projeto junto à CAPES, ressaltou o esforço coletivo que levou à aprovação, destacando a dedicação do corpo docente, discentes e servidores do Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPGJor). Segundo ela, a conquista é fruto de anos de trabalho, mesmo com a estrutura limitada disponível.


O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, afirmou que o doutorado é a consagração de um curso que completará 40 anos e representa o desdobramento do mestrado já consolidado na instituição. Para ele, a UEPG se torna um dos principais centros de formação jornalística do Brasil, ampliando as oportunidades para profissionais da área.


O professor Sérgio Luiz Gadini, do Departamento de Jornalismo, destacou a abrangência do PPGJor, que envolve formação profissional, incentivo à pesquisa e sintonia com a extensão comunitária. Desde 2013, o programa já formou 60 professores e pesquisadores. Gabriella Vasco de Barros, mestra em Jornalismo pela UEPG, também comemorou a aprovação do doutorado, destacando o empenho de professores e estudantes.


Em 2025, o Departamento de Jornalismo da UEPG completará 40 anos e sediará o 23° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e o 15° Encontro de Jovens Pesquisadores (JPJor), fortalecendo ainda mais a área de pesquisa em Jornalismo.


Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari


*Texto escrito a partir de informações da assessoria

Comments


bottom of page