A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) anunciou a criação do curso de Nutrição, aprovado pelo Conselho de Administração na segunda-feira (24). O curso, com duração de 4 anos e carga horária de 3.226 horas, será oferecido no período noturno e disponibilizará 40 vagas. As inscrições estarão abertas nos processos seletivos de 2024, com início das aulas previsto para 2025.
O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, destacou a ampliação da oferta de cursos na área da saúde, especialmente no turno da noite. O curso será parte do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa), junto ao Departamento de Saúde Pública. Segundo o diretor do Sebisa, Júlio César Miné, o curso de Nutrição é o 10º vinculado ao setor e visa formar profissionais para atuar em diversas áreas, como hospitais, escolas e empresas.
Gonçalo Cassins Moreira, diretor adjunto do Sebisa, ressaltou a importância da formação pública em Nutrição na região, destacando a variedade de especializações na área. A presidente da comissão de implantação do curso, Fabiana Postiglione Mansani, lembrou que a criação do curso era desejada desde 2011 e agora se soma aos demais cursos de saúde da UEPG.
A comissão de implantação do curso, composta por Fabiana Postiglione Mansani, Dionízia Xavier Scomparin, Márcia Viviane Marcon, Regina Celia Veiga da Fonseca e Carlos Eduardo Coradassi, espera ansiosamente o início das aulas. O curso foi reformulado para ser ofertado no período noturno, permitindo que profissionais já inseridos no mercado possam obter uma segunda formação. Fabiana destacou que a formação oferecida pela UEPG terá um viés científico e tecnológico, garantindo qualidade e inovação aos futuros nutricionistas.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria de imprensa
Comments