Quando Ponta Grossa foi elevada à condição de Freguesia, um problema enfrentado pelas autoridades locais foi a falta de escolas. Foi somente a partir de 1838, que o governo resolveu permitir o funcionamento de escolas particulares, exigindo que os professores fossem do sexo masculino e prestassem exames de suficiência em São Paulo. A partir de 1853, surgiram várias escolas particulares, funcionando na residência do professor e de escolas com regime de internato e externato.
Somente em 1912, o governo instalou a primeira Escola Pública da cidade, denominando-a Grupo nº 2, atual Colégio Senador Correia. Por sua vez, a Escola Normal Primária iniciou suas atividades em março de 1924 e, junto com ela passaram a funcionar a Escola de Aplicação, Escola Complementar e Jardim de Infância. Em fevereiro de 1927, foi criado o Colégio Regente Feijó, para suprir as demandas do ensino secundário.
Com a incorporação das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, Farmácia e Odontologia, Ciências Econômicas e Administração e Direito, foi criada a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.
Em 07/11/1973, o Reitor Álvaro Augusto Rocha noticiou no Auditório da Reitoria o reconhecimento da instituição pelo Conselho Federal de Educação. Estava sendo realizado o Primeiro FENATA – Festival Nacional de teatro Amador. De certo modo, a “UEPG nascia, institucionalmente, sob o signo do teatro”. Unidade de Ponta Grossa do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná.
Para conhecer mais sobre a Educação em Ponta Grossa:
Primeira escola de professores: https://ri.uepg.br/riuepg/handle/123456789/473
Ensino Superior: https://www.scielo.br/j/er/a/6xZctr4FhXQJBKvWkgJYCKm/
Memórias Iconográficas: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116241012.pdf
Secretaria Municipal de Educação: https://sme.pontagrossa.pr.gov.br
Escolas Particulares: https://www.sinepepr.org.br/institucional_historia.html
Núcleo Regional de Educação: https://www.nre.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=521
Comments