A decisão foi tomada pelo Centro de Operações Emergenciais (COE) da prefeitura.
Com a redução dos casos da Covid-19 em Ponta Grossa, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) vão retomar o fluxo normal para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 12 anos.
A decisão foi tomada pelo Centro de Operações Emergenciais (COE) da prefeitura e ficou definido que as UPAs Sant'Ana e Santa Paula passarão a atender o mesmo público a partir deste domingo (1º).
Os atendimentos são de Urgência e Emergência, tanto de sintomáticos respiratórios quanto das demais demandas de pacientes adultos. Por causa da pandemia, a UPA Santa Paula se tornou referência para o atendimento da Covid-19, inclusive com internação. Já a UPA Sant'Ana atende casos clínicos.
De acordo com a prefeitura, a partir da próxima segunda (02/08), os casos leves de sintomáticos respiratórios voltarão a ser atendidos em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Somente casos moderados e graves deverão ser encaminhados para as UPAs.
As referências para coleta de testes RT-PCR no município serão nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): Luiz Conrado Mansani (Uvaranas), Cyro de Lima (Oficinas) e Egon Roskamp (Santa Paula) de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30 e das 13h às 15h.
Nos finais de semana, os pacientes poderão realizar o teste em qualquer uma das duas UPAs, entre às 6h e 8h.
Os testes sorológicos devem ser realizados na UBS de referência do paciente.
Comments