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CBN Ponta Grossa

Varejo tradicional está entre os setores mais impactados pela pandemia da Covid-19, diz Sebrae


Um mapeamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) listou os setores mais impactados pela pandemia da Covid-19. Entre eles estão o varejo tradicional, a construção civil, alimentação fora do lar, turismo, economia criativa e serviços de beleza.


Conforme o estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, os 10 segmentos mais atingidos totalizam, no Brasil, 12,3 milhões de negócios. Joel Franzim Junior, gerente do Sebrae/PR em Ponta Grossa, explica que os segmentos mais sensíveis aos efeitos econômicos da Covid-19 são os que tem interação presencial com os clientes.

Atualmente os pequenos negócios empregam 46,6 milhões de pessoas no país. Para auxiliar esses empreendedores na adoção de medidas que reduzam o impacto da crise, especialistas do Sebrae estão desenvolvendo ações, como afirma Franzim Junior.

O gerente do Sebrae ressalta também que os pequenos empresários devem manter a calma e pensar em um planejamento financeiro para esse momento.

Desde a última semana o atendimento do Sebrae está temporariamente suspenso. O apoio aos micro e pequenos empresários é feito através dos canais digitais, como o site www.sebraepr.com.br .


Mais detalhes


Outros setores afetados são os serviços educacionais, de logística, transporte e tecnologia. Conforme o Sebrae, a crise nesses setores preocupa porque juntos movimentam uma massa salarial anual de mais de R$ 238 bilhões. Além disso, a paralisação da produção da indústria chinesa deve afetar diretamente as empresas que atuam na área de eletrônicos, peças para o setor automotivo e têxtil.


Abaixo, confira as dicas específicas para os segmentos mais impactados


Alimentação Fora Do Lar


● Reforce a importância de seguir os procedimentos de higiene na cozinha, no salão e no escritório.

● Reduza em 1/3 quantidade de meses e estabeleça uma distância entre as mesas de 2m.

● Aumente a prática da entrega direta por delivery ou incentive o consumidor a encomendar e buscar no restaurante – (Grab and Go).

● Negocie com aplicativos de delivery a redução da cobrança de taxa.

● Busque fontes alternativas de suprimentos, com diversificação de fornecedores preferencialmente locais.

● Verifique o modal de transporte para reduzir o tempo de reposição.

● Preste atenção no prolongamento dos prazos de entrega para avaliar o desempenho e a capacidade de acordo com as promessas do fornecedor e entrega ao cliente.


Beleza


● Intensifique a higienização diária. Limpe periodicamente todas as superfícies com álcool gel 70%: maçanetas, balcão, recepção, bancadas, cadeiras (inclusive braços) e lavatório.

● Ofereça álcool gel 70% para todos os clientes na entrada do estabelecimento e a todos os parceiros e colaboradores.

● Reforçar a importância da troca de toalhas e capas a cada cliente.

● Reforce a obrigatoriedade de uso da autoclave para os perfuro-cortantes, abrindo a embalagem na frente do cliente.

● Aumente as distâncias entre as cadeiras e lavatórios para o mínimo de 1,5m.

● Divulgue nas redes sociais que o ambiente segue todas as medidas de contenção da propagação do COVID 19.

● Não faça demissões nesse primeiro momento para não perder empregados já preparados e não assumir custos com demissão. Se for necessário, antecipar as férias pode ser uma alternativa.

● Promova a venda delivery de cosméticos home care, elaborando kits de produtos que atendam às necessidades das clientes. Melhor ainda se forem personalizados, conforme histórico de procedimentos.


Feiras Livres


● Faça um planejamento emergencial de modo que você possa trabalhar com delivery, mesmo que de forma temporária.

● Planeje com seus fornecedores alternativas de abastecimento no caso da paralização das atividades dos centros de abastecimento.

● Adote uma política de atendimento direto ao cliente via telefone ou Whatsapp.

Indústria de eletroeletrônicos

● Identifique potenciais fornecedores nacionais que poderiam substituir insumos importados

● Determine os insumos realmente críticos (volume de acordo com a necessidade de médio prazo), entenda os riscos dos fornecedores diretos e subcontratados.

Logística e transporte

● Limpe e desinfete seu veículo. Preste atenção especial às superfícies com as quais você e os usuários entram em contato frequentemente (especialmente importante para motoristas de transporte individual)

● Mantenha as janelas do automóvel abertas para fazer o ar circular melhor.


Moda – Indústria e Varejo


● Aumente a ventilação natural do espaço de produção. Caso tenha que usar ar condicionado, verifique se os filtros se encontram limpos.

● Priorize os fornecedores locais para evitar falta ou atraso de entrega.

Serviços Educacionais

● Substituição excepcional das aulas presenciais por virtuais, tendo como apoio o uso de ferramentas tecnológicas. Sugere-se, inclusive, que esta opção de atendimento ao aluno seja contabilizada como atividade letiva.

● Para as escolas que não têm plataforma de ensino à distância, deve-se analisar a possibilidade de uso em caráter emergencial.

● Adiar eventos extracurriculares, como feiras culturais, gincanas ou torneios desportivos.


Turismo


● Aproveitar o momento de baixa para fazer melhorias na infraestrutura.

● Definir política de cancelamento e adiamento das reservas dos serviços.

● Definir e implementar comunicação com clientes e fornecedores.

● Comunicar ao cliente para adiar e não cancelar a viagem


Economia Criativa


● Distribuição de conteúdo via serviços de streaming

● Transformar eventos presenciais em transmissões online, alinhadas ao movimento dos MOOCS (Massive Open Online Courses).



Imagem: Divulgação


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