A distribuição ocorre das 10h às 16h
O Viveiro Florestal da Universidade Estadual de Ponta Grossa promove, nesta sexta-feira (01), a quarta edição do Arboriza Ponta Grossa. Cerca de 4 mil mudas de arbóreas nativas serão distribuídas, em troca de alimentos não perecíveis e resíduos eletrônicos. A distribuição ocorre das 10h às 16h, em frente ao Colégio Agrícola Augusto Ribas, Campus Uvaranas.
Nesta edição, serão distribuídas mudas frutíferas – goiaba serrana, guabiju, cerejeira do rio grande e pitanga; plantas com flores – caliandra, ipê rosa e manduirana; e de porte para arborização urbana – aroeira pimenteira e dedaleiro. Cada participante pode levar até cinco mudas para casa. “O foco do Arboriza tem sido a troca de experiências entre a população e os nossos extensionistas, além do repasse de informações sobre planejamento, plantio e manejo das mudas, ajudando a melhorar as características de arborização de Ponta Grossa”, destaca Rosimeri de Oliveira Fragoso, professora coordenadora do Viveiro.
Como nas edições anteriores, as pessoas podem doar alimentos não perecíveis, que serão repassados para associações de catadores de material reciclável. “Em parceria com o projeto Diário de Um Resíduo e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, nós também receberemos resíduos eletrônicos, que terão destinação adequada e irão gerar renda para os catadores”, enfatiza.
O Viveiro da UEPG é um campo de atividades práticas, voltado ao ensino, pesquisa e extensão, com a linhas de atuação sobre arborização urbana e restauração de ecossistemas degradados. “Durante esse mês de março, além do Arboriza, estivemos atendendo a pequenas iniciativas de restauração ecológica, promovidas em área de florestas com araucárias, com fornecimento de mudas e apoio técnico das iniciativas”, finaliza a coordenadora.
O Arboriza conta com a parceria do Colégio Agrícola Augusto Ribas, Sociedade Chauá, Diretoria de Gestão Ambiental da UEPG e Grupo PET Química.
Comments